Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a qualificação para o mundo do trabalho e a relação com a modalidade da EJA, nossa legislação versa algumas especificidades. Assinale as alternativas com V (Verdadeiro) ou F (Falsa):
Assinale a alternativa que apresenta as classificações corretas:
( ) A Educação de Jovens e Adultos (EJA) só foi contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) no que se refere à qualificação para o trabalho e a EJA.
( ) A EJA foi tratada na Constituição de 1988, em seu capítulo III, seção da Educação, no primeiro artigo (Art. 205), remetendo-a à qualificação para o trabalho.
( ) Na nossa “Carta Magna” temos como objetivos: qualificar para o trabalho, preparando o indivíduo para desempenhar as atividades com qualidade.
( ) Na LDB, a questão da educação aparece desvinculada ao trabalho e à prática, demostrando que é inexistente a ligação entre a teoria e a empiria, já que a escola e mundo do trabalho são dissociados.
1. V, F, V, V.
2. F, V, F, V.
3. V, F, V, F.
4. F, F, V, F.
5. F, V, V, F.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua relação com a qualificação para o trabalho: ( ) A Educação de Jovens e Adultos (EJA) só foi contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) no que se refere à qualificação para o trabalho e a EJA. É falsa (F). A EJA é abordada na LDB, mas não se limita apenas à qualificação para o trabalho; ela também visa a formação integral do indivíduo. ( ) A EJA foi tratada na Constituição de 1988, em seu capítulo III, seção da Educação, no primeiro artigo (Art. 205), remetendo-a à qualificação para o trabalho. É verdadeira (V). O Art. 205 da Constituição menciona a educação como um direito de todos e a vincula à formação para o trabalho. ( ) Na nossa “Carta Magna” temos como objetivos: qualificar para o trabalho, preparando o indivíduo para desempenhar as atividades com qualidade. É verdadeira (V). A Constituição realmente estabelece a educação como um meio de qualificação para o trabalho, visando a formação de cidadãos capazes de atuar com qualidade. ( ) Na LDB, a questão da educação aparece desvinculada ao trabalho e à prática, demonstrando que é inexistente a ligação entre a teoria e a empiria, já que a escola e mundo do trabalho são dissociados. É falsa (F). A LDB reconhece a importância da articulação entre a educação e o mundo do trabalho, buscando integrar teoria e prática. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. F Portanto, a sequência correta é: 5. F, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ainda temos desafios no que se refere à educação profissional e a sua articulação com a EJA.
A esse respeito, assinale a alternativa correta:
1. Ampliar a oferta de Educação Profissional Tecnológica (EPT), articulada com a educação básica, constitui uma das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), ou seja, é um grande desafio a ser superado.
2. O Proeja teve como base de ação a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e precisou ser abolido, pois em termos de abrangência e aprofundamento de princípios pedagógicos, ele era inconsistente.
3. O Proeja foi ampliado pelo Decreto nº. 5.840 de 13 de julho de 2006 visando atender uma necessidade de jovens e adultos no que se refere a oferta de educação profissional de nível médio, mas não teve o sucesso esperado.
4. A oferta de Educação Profissional Tecnológica (EPT), articulada com a educação básica, foi ampliada e atingiu a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) em 2014, o que consideramos um avanço.
5. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) teve como base de ação a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Porém, foi extinto em 2006 por não atender as demandas.

Atualmente, a informatização e as tecnologias fazem parte do cotidiano de muitos jovens e adultos, ou seja, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisa atentar para:
Qual alternativa apresenta as afirmativas que estão corretas?
I – A relação da informatização e tecnologias e assuntos relativos ao cotidiano desses jovens e adultos como caixas eletrônicos, o uso de cartão de crédito, o uso de smartphones etc.
II – A escola precisa ser um espaço de aprendizagem e inclusão também digital, atenta aos diferentes interesses e necessidades.
III – Na EJA o enfoque deve ser no ensino-aprendizagem relacionando-o aos conteúdos curriculares em sobreposição ao conhecimento tecnológico.
IV – O computador e o uso dos dispositivos tecnológicos podem ser aliados do professor e viabilizam a aprendizagem de determinados conteúdos.
1. III.
2. I, II e III.
3. I e IV.
4. I, II e IV.
5. II.

Sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, assinale a alternativa FALSA:
1. É engano considerar que basta o uso das tecnologias para garantir uma aprendizagem qualitativa e significativa.
2. O sucesso no processo de ensino-aprendizagem independe do uso de metodologias inovadoras em sala de aula.
3. O educador precisa viabilizar os conteúdos com o suporte de outras ferramentas educativas e inovadoras para além do habitual.
4. As TICs devem ser utilizadas como ferramentas que auxiliam o educador a mediar o conhecimento.
5. É certo que se o educador não modificar a sua prática e a sua metodologia em sala de aula não terá os melhores resultados educacionais.

Vimos em nossos estudos algumas das ações realizadas para a implementação do Proeja.
Nesse sentido, assinale a alternativa que não corresponde com essas ações:
1. Fomento à oferta de curso Proeja FIC Fundamental, junto aos municípios, inclusive, com a articulação de processos de certificação profissional.
2. Elaboração de documentos da base da política.
3. Financiamento para a abertura de cursos do Proeja ofertados nas redes federal e estadual.
4. Exclusão contributiva visando reformar o processo educativo e enxugar a assistência estudantil da Rede Federal, para o atendimento de jovens e adultos matriculados no Proeja, visto os altos custos.
5. Oferta de cursos de formação continuada para profissionais da educação e de cursos de pós-graduação stricto sensu.

Mais conteúdos dessa disciplina