Em certo sentido, os problemas enfrentados pelos africanos – não exatamente com a água, mas com recursos hídricos – são similares aos do Terceiro Mundo em geral. No final das contas, como esquecer, por exemplo, que o Brasil é, ao mesmo tempo, o maior detentor mundial do “ouro azul” e possuidor de áreas críticas de abastecimento, tal qual acontece nas nossas metrópoles? Assim sendo, os brasileiros que falam do “drama da água” na África viveriam, por acaso, situação menos paradoxal? Sobre qual situação estão, no final das contas, tecendo comentários?
Por isso mesmo, assinalemos que na África, da mesma forma como acontece em outras partes do mundo, coexistem problemas de oferta natural, de apropriação social do recurso, dos seus usos econômicos e de conflitos geopolíticos pela posse do líquido. O que existiria de singular é o fato de essas questões reportarem a outras temáticas relacionadas com a percepção do continente – particularmente no tocante às interpretações que buscam desqualificar os africanos, as suas sociedades e as suas culturas – e com a premeditada intenção dos centros de poder mundial de saquear as riquezas do continente.
Sobre o continente africano e seus recursos naturais, analise as afirmativas a seguir:
I. A situação crítica acerca do uso e distribuição dos recursos hídricos em África associa-se às questões naturais, porém também envolve aspectos sociais, políticos e econômicos.
II. A crise hídrica da África reflete a escassez de recursos naturais no continente, bem como está relacionada ao histórico de governos conturbados nos países africanos.
III. O “drama da água” em África é um fenômeno de cunho exclusivamente natural e suas causas são explicadas pelas condições geográficas e morfológicas do continente.
IV. O problema da falta de recursos hídricos no continente africano deve-se unicamente à condição de subdesenvolvimento ocasionada pelos conflitos geopolíticos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Ed
há 23 horas
Vamos analisar cada afirmativa: I. A situação crítica acerca do uso e distribuição dos recursos hídricos em África associa-se às questões naturais, porém também envolve aspectos sociais, políticos e econômicos. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois reconhece a complexidade do problema, que vai além das questões naturais. II. A crise hídrica da África reflete a escassez de recursos naturais no continente, bem como está relacionada ao histórico de governos conturbados nos países africanos. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois a crise hídrica é influenciada por fatores naturais e pela instabilidade política. III. O “drama da água” em África é um fenômeno de cunho exclusivamente natural e suas causas são explicadas pelas condições geográficas e morfológicas do continente. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois ignora os aspectos sociais, políticos e econômicos que também contribuem para a crise hídrica. IV. O problema da falta de recursos hídricos no continente africano deve-se unicamente à condição de subdesenvolvimento ocasionada pelos conflitos geopolíticos. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois atribui a falta de recursos hídricos a uma única causa, desconsiderando outros fatores que também influenciam a situação. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: Alternativa 4: I e II, apenas.