Logo Passei Direto
Buscar
O ano de 2020 nos surpreendeu com o vírus que está tendo um impacto mundial, causando uma pandemia mundial. O Coronavírus até então não possui uma vacina eficaz, e a comunidade científica está em uma corrida para obter essa vacina. Sobre resposta imunológica e memória imunológica, observe o relato:
Acerca do exposto, analise as sentenças a seguir: I- Espera-se que o camundongo demore mais tempo para produzir os anticorpos (antitoxina). II- Espera-se que o camundongo produza a antitoxina mais rapidamente, em razão da memória imunológica. III- Podemos caracterizar como memória imunológica quando um antígeno entra em contato novamente com um organismo, ocorre a produção mais rápida de novos anticorpos contra esse antígeno. IV- Espera-se que o camundongo produza uma menor quantidade de anticorpos (antitoxina). Assinale a alternativa CORRETA:
I- Espera-se que o camundongo demore mais tempo para produzir os anticorpos (antitoxina).
II- Espera-se que o camundongo produza a antitoxina mais rapidamente, em razão da memória imunológica.
III- Podemos caracterizar como memória imunológica quando um antígeno entra em contato novamente com um organismo, ocorre a produção mais rápida de novos anticorpos contra esse antígeno.
IV- Espera-se que o camundongo produza uma menor quantidade de anticorpos (antitoxina).
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 4 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 horas

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Espera-se que o camundongo demore mais tempo para produzir os anticorpos (antitoxina). Falso. Na primeira exposição a um antígeno, pode demorar mais tempo para produzir anticorpos, mas com a memória imunológica, na segunda exposição, a produção é mais rápida. II- Espera-se que o camundongo produza a antitoxina mais rapidamente, em razão da memória imunológica. Verdadeiro. A memória imunológica permite que o organismo responda mais rapidamente a um antígeno já conhecido. III- Podemos caracterizar como memória imunológica quando um antígeno entra em contato novamente com um organismo, ocorre a produção mais rápida de novos anticorpos contra esse antígeno. Verdadeiro. Essa é uma definição correta de memória imunológica. IV- Espera-se que o camundongo produza uma menor quantidade de anticorpos (antitoxina). Falso. Na segunda exposição a um antígeno, espera-se que a quantidade de anticorpos produzidos seja maior devido à memória imunológica. Agora, vamos ver quais sentenças estão corretas: - A sentença II e a III estão corretas. Portanto, a alternativa correta que contém todas as sentenças verdadeiras é: D) As sentenças II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As reações de antígeno e anticorpos são altamente específicas. Devido à grande especificidade, as reações entre antígenos e anticorpos são apropriadas para a identificação de um deles e pelo uso de outro. Esta é a base das reações sorológicas. Os testes sorológicos têm uma grande importância na patologia clínica.
Sobre a pesquisa de antígenos e anticorpos, analise as sentenças a seguir: I- A pesquisa dos anticorpos é importante no diagnóstico diferencial, onde através da detecção das diferentes classes de imunoglobulinas pode-se diferenciar a fase da doença. II- O diagnóstico de uma doença congênita é baseado na presença de IgG no soro do recém-nascido. III- A pesquisa dos anticorpos pode ser usada como avaliação do prognóstico de doenças. IV- A pesquisa de antígenos no soro do paciente pode ser utilizada como critério de cura, avaliando a presença ou a ausência do patógeno. V- A pesquisa de anticorpos pode ser usada em Inquéritos epidemiológicos, podendo estabelecer a prevalência de uma doença, através da pesquisa do anticorpo IgM. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O sistema inato é capaz de reconhecer estruturas moleculares que são produzidas pelos patógenos microbianos, ao qual podemos chamar de "padrões moleculares associados aos patógenos" (PAMPs) e "padrões moleculares associados ao dano" (DAMPs). Você deve se perguntar como o sistema imune inato é capaz de reconhecer essas substâncias PAMPs e DAMPs. Esse reconhecimento é graças aos vários tipos de receptores celulares, presentes em diferentes localizações nas células, e moléculas solúveis no sangue e secreções mucosas, que são capazes de reconhecer os PAMPs e DAMPs. Com relação ao sistema imune inato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Imunidade inata representa uma resposta tardia e estereotipada a um número grande, mas limitado, de estímulos.
( ) Moléculas, tais como lipopolissacarídeos, resíduos de manose e ácidos teicoicos, são consideradas Padrões moleculares Associados a patógenos (PAMPS) e ativam a resposta imune inata, por interação de receptores de reconhecimentos padrões.
( ) As principais características da Imunidade inata são: especificidade e diversidade de reconhecimento, memória, especialização da resposta, autolimitação e tolerância a componentes próprios.
( ) Os receptores que reconhecem os PAMPs recebem o nome de "receptores de reconhecimento padrão" (PRRs), eles atuam na opsonização e ativação do sistema complemento, induzem a resposta inflamatória e ativam a fagocitose.
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - F.

Existem três vias do sistema complemento: a via clássica, a via das lectinas e a via alternativa. O sistema complemento faz parte da resposta imune inata e adaptativa, ou seja, ele pode ser ativado por microrganismos/patógenos ou por anticorpos.
A forma como o sistema complemento é ativado é importante para podermos classificar o tipo de via. Sobre a via de ativação do complemento conhecido como "via da lectina", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Essa via é ativada por uma proteína plasmática chamada lectina, que se liga aos resíduos de manose presentes nas superfícies celulares microbianas. ( ) Essa via é ativada através de anticorpos, promovendo uma ativação semelhante à ativação proposta pela via clássica. ( ) Essa via é ativada por uma lectina plasmática que se liga a resíduos de manose, promovendo uma ativação em cascata semelhante à via clássica. ( ) Essa via é ativada por resíduos de Lipopolissacarídeos (LPS), promovendo uma sequência de ativação semelhante à via alternativa do complemento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D V - V - F - V.

O sistema imunológico é formado por vários órgãos relacionados ao combate de agentes estranhos ao organismo humano. Esses órgãos são conhecidos como órgãos linfoides e são classificados em dois tipos: primários e secundários. Sobre os órgãos linfoides, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O sistema imunológico possui dois órgãos linfoides primários: medula óssea e timo, sendo o primeiro órgão citado responsável pela produção de todas as células sanguíneas e maturação de todas, inclusive células B e T.
II- Os órgãos linfoides podem ser classificados em dois tipos: os primários onde os componentes celulares são produzidos e os secundários onde ocorre o desenvolvimento da resposta imune.
III- O baço é um órgão linfoide secundário, responsável pelo armazenamento de um grande número de linfócitos B.
IV- O timo é um órgão fundamental no sistema imune, pois é nesse órgão que ocorre a maturação e a diferenciação dos linfócitos T.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A resposta inflamatória tem como objetivo recrutar células e outros fatores da corrente sanguínea aos tecidos para ajudar a remover os patógenos e as células mortas. Sobre os eventos da resposta inflamatória, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A primeira defesa do organismo a um dano tecidual é a resposta inflamatória, um processo biológico complexo que envolve componentes vasculares, celulares e uma diversidade de substâncias solúveis.
II- Quando ocorre a migração de células circulantes do sangue para o tecido, podemos chamar esse fenômeno de fagocitose.
a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Nos seres humanos, a resposta imunológica envolve o reconhecimento do patógeno ou de uma substância estranha; e posterior à reação para eliminá-lo do organismo. Pode-se dizer que as respostas imunológicas se dividem em resposta inata e adquirida.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- As principais características das respostas imunológicas adaptativas são a memória e a especificidade na ação. II- Assim como a resposta imunológica inata, a resposta imunológica adaptativa torna-se mais eficiente à medida que o organismo aumenta a frequência de encontros com o patógeno. III- A resposta imunológica adquirida desenvolve principalmente a participação de linfócitos que atuam como a primeira linha de defesa contra infecções. IV- A resposta imunológica inata é a primeira resposta que o nosso organismo é capaz de ativar. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Os anticorpos são proteínas circulantes produzidas pelos linfócitos B (plasmócitos) em resposta à exposição de substâncias estranhas conhecidas como antígenos. Os anticorpos são subdivididos em cinco classes de acordo com a função que irá determinar no sistema imune.
Sobre os Anticorpos e as suas classes com relação às imunoglobulinas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A IgA secretora é o principal anticorpo protetor da mucosa de uma criança de cinco meses amamentada somente com leite materno. ( ) A IgM é o principal anticorpo sérico de um paciente ao entrar em contato com o bacilo tetânico, um ano após reforço da vacina antitetânica. ( ) A IgA está envolvida nas alergias respiratórias, como asma. ( ) A IgG é o anticorpo que predomina no sangue do recém-nascido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina