O diabetes mellitus (DM) pode ser definido como uma síndrome de múltiplas etiologias, com componentes metabólicos, vasculares e neuropáticos. Caracterizada por hiperglicemia crônica e distúrbios no metabolismo de carboidratos e proteínas, é uma das doenças crônicas mais prevalentes na atualidade e atinge proporções epidêmicas em todo o mundo, a ausência do diagnóstico precoce e não tratamento resulta em complicações que prejudicam a qualidade de vida e podem levar o paciente a óbito. Portanto, a enfermagem deve ser dotada de conhecimento técnico-científico sobre a temática. Analise as afirmativas a seguir e atribua
"V" para as verdadeiras e "F" para as falsas.
( ) O DM do tipo 2 é causado pela progressiva destruição das células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Sua etiologia não é totalmente conhecida, mas há evidências de componentes imunológicos, genéticos e ambientais. A presença dos marcadores anticorpos anti-ilhotas, anti-insulina, ácido glutâmico e antitirosina-fosfatase caracteriza a destruição autoimune, principal processo de falência na produção de insulina.
( ) A doença ocorre pela diminuição da produção da insulina e/ou resistência à insulina. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que atua ligando-se a receptores especiais na superfície da célula, que promovem a abertura dos canais que permitem a entrada na glicose na célula. No DM, a produção de insulina pelo pâncreas está ausente ou diminuída e/ou os receptores celulares de insulina tornam-se incapazes de ligar-se a ela e, então, permitir a entrada de glicose na célula.
( ) Entre os sinais e sintomas característicos da DM a poliúria ocorre devido à glicemia aumentada promover o aumento da osmolaridade sanguínea. Dessa forma, por difusão, o líquido intersticial sai de onde está menos concentrado e migra para onde está mais concentrado, ocasionando aumento no volume do sangue e, assim, aumentando o volume plasmático. Todo esse volume passa pelo processo de filtração renal, proporcionando, então, o aumento do débito de diurese.
( ) A nefropatia diabética é uma complicação microvascular rara; portanto, alterações renais não são frequentes em pacientes com DM
Considerando a sequência de cima para baixo, é correto apenas o que se afirma em:
A) V - V - V - F.
B) F - V - V - F.
C) F - V - F - F.
D) ٧-٧- ٧ - ٧٠
E) F - F - F - V.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o diabetes mellitus (DM): ( ) O DM do tipo 2 é causado pela progressiva destruição das células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Sua etiologia não é totalmente conhecida, mas há evidências de componentes imunológicos, genéticos e ambientais. A presença dos marcadores anticorpos anti-ilhotas, anti-insulina, ácido glutâmico e antitirosina-fosfatase caracteriza a destruição autoimune, principal processo de falência na produção de insulina. Falso (F). Essa descrição se refere mais ao diabetes tipo 1, que é uma condição autoimune, enquanto o diabetes tipo 2 está mais relacionado à resistência à insulina e não à destruição autoimune das células beta. ( ) A doença ocorre pela diminuição da produção da insulina e/ou resistência à insulina. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que atua ligando-se a receptores especiais na superfície da célula, que promovem a abertura dos canais que permitem a entrada na glicose na célula. No DM, a produção de insulina pelo pâncreas está ausente ou diminuída e/ou os receptores celulares de insulina tornam-se incapazes de ligar-se a ela e, então, permitir a entrada de glicose na célula. Verdadeiro (V). Essa afirmação está correta, pois descreve adequadamente os mecanismos do diabetes mellitus. ( ) Entre os sinais e sintomas característicos da DM a poliúria ocorre devido à glicemia aumentada promover o aumento da osmolaridade sanguínea. Dessa forma, por difusão, o líquido intersticial sai de onde está menos concentrado e migra para onde está mais concentrado, ocasionando aumento no volume do sangue e, assim, aumentando o volume plasmático. Todo esse volume passa pelo processo de filtração renal, proporcionando, então, o aumento do débito de diurese. Falso (F). Embora a poliúria seja um sintoma do diabetes, a explicação sobre a osmolaridade e a migração do líquido não está correta. A poliúria ocorre devido à excreção de glicose na urina, que puxa água junto, resultando em aumento da diurese. ( ) A nefropatia diabética é uma complicação microvascular rara; portanto, alterações renais não são frequentes em pacientes com DM. Falso (F). A nefropatia diabética é uma complicação microvascular comum em pacientes com diabetes mellitus, especialmente em casos de diabetes tipo 1 e tipo 2 mal controlados. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. F 4. F A sequência correta é: B) F - V - F - F.