Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Parágrafo Único do Art. 927 do Código Civil brasileiro, “haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem”. Considerando o que está disciplinado no referido dispositivo legal do ordenamento jurídico pátrio, é possível verificar que a lei, em casos específicos, reconhece, compulsoriamente, o dever de indenizar, incidindo nestas situações a:


responsabilidade criminal subjetiva, a qual irá analisar se houve, ou não, a prática de um crime e, consequentemente, o dever de indenizar.


responsabilidade civil objetiva, a qual reconhece que, em situações específicas, o dever de reparar é compulsório, independentemente de culpa ou dolo do agente.


responsabilidade civil subjetiva, a qual irá analisar, pormenorizadamente, os aspectos subjetivos da relação jurídica, quais sejam dolo e culpa.


responsabilidade civil subjetiva, a qual reconhece que, em situações específicas, o dever de reparar é compulsório, independentemente de culpa ou dolo do agente.


responsabilidade civil objetiva, a qual irá analisar, pormenorizadamente, os aspectos subjetivos da relação jurídica, quais sejam dolo e culpa.
User badge image
Vinicius Eccel

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

De acordo com o Parágrafo Único do Art. 927 do Código Civil brasileiro, a situação descrita refere-se à responsabilidade civil objetiva, que reconhece que, em situações específicas, o dever de reparar é compulsório, independentemente de culpa ou dolo do agente. Portanto, a resposta correta é: responsabilidade civil objetiva, a qual reconhece que, em situações específicas, o dever de reparar é compulsório, independentemente de culpa ou dolo do agente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina