A inclusão social é uma questão fundamental na construção de uma sociedade, pois trabalha o estabelecimento de regras que promovem a igualdade entre todos os grupos, garantindo seus direitos à educação, saúde, trabalho e outros recursos necessários para suprir suas necessidades. É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiências físicas e mentais. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso, por meio da democratização dos espaços e serviços. Esse trabalho também contribui para alcançar melhores resultados em termos de desenvolvimento socioeconômico, reconhecendo o papel diversificado e minimizando o impacto das desigualdades existentes no país.
Sobre a importância da inclusão social para a construção de um país mais democrático, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O trabalho de inclusão social possui zero interferência no desenvolvimento socioeconômico de um país.
Alternativa 2:
A eliminação das barreiras sociais está desvinculada ao combate ao racismo e à deficiência física ou mental.
Alternativa 3:
Inclusão social significa restringir os direitos de grupos vulneráveis para evitar sobrecarga dos serviços públicos.
Alternativa 4:
As ações de inclusão social buscam separar grupos vulneráveis para manterem suas próprias estruturas sem interação com outros segmentos.
Alternativa 5:
A inclusão social representa ferramenta essencial para democratizar o acesso a direitos fundamentais, promovendo a redução das desigualdades.
Ed
ontem
A alternativa correta é: Alternativa 5: A inclusão social representa ferramenta essencial para democratizar o acesso a direitos fundamentais, promovendo a redução das desigualdades. Essa alternativa reflete a importância da inclusão social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, reconhecendo que ela é fundamental para garantir direitos e oportunidades a todos os grupos.