Logo Passei Direto
Buscar

Auditoria

Humanas / Sociais

“A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) corresponde, no setor público, à demonstração do "resultado patrimonial" (receitas auferidas menos despesas incorridas) — ou seja, o resultado econômico público. Isso é claramente destacado ao tratar das demonstrações contábeis (DCASP). Essas regras estão previstas no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP).

No MCASP consta que as demonstrações contábeis devem ser feitas conforme as normas contáveis aplicadas ao setor público e as legislações vigentes, para que “evidenciem as informações conforme seus dispositivos e das demais NBC TSP. É o caso, por exemplo, da Demonstração do Resultado e da Demonstração de Informações Orçamentárias, as quais, em decorrência da legislação brasileira são denominadas Demonstração das Variações Patrimoniais e Balanço Orçamentário, respectivamente”.

Em concordância com os estudos do capitulo, análise os itens a seguir:

I – A DVP é a demonstração contábil que evidencia o resultado econômico (patrimonial) do ente público, ou seja, o superávit ou déficit patrimonial do exercício.

II – Na demonstração, o resultado do setor público tem sua origem a partir das semelhanças encontradas entre a receita e a despesa, de acordo com o previsto na Lei 6.404/1976 e suas alterações.

III – A demonstração do resultado econômico (DRE) foi inserida através da edição da NBCT TSP ao setor público.

IV – A inserção da demonstração e sua elaboração determinam a existência de uma ligação com o sistema de custos. Assim, pode tardar para ocorrer a sua apresentação na prestação de contas evidenciadas aos órgãos setoriais.

É verdadeiro o que se afirma em:

a.I, apenas.

b.II, apenas.

c.II e III apenas.

d.III e IV apenas.

e.I, III e IV apenas.


User badge image
Daniela Faveri

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada item: I – A DVP é a demonstração contábil que evidencia o resultado econômico (patrimonial) do ente público, ou seja, o superávit ou déficit patrimonial do exercício. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a DVP realmente evidencia o resultado econômico do ente público. II – Na demonstração, o resultado do setor público tem sua origem a partir das semelhanças encontradas entre a receita e a despesa, de acordo com o previsto na Lei 6.404/1976 e suas alterações. Falso, a Lei 6.404/1976 se refere ao setor privado e não se aplica diretamente ao setor público, que tem suas próprias normas contábeis. III – A demonstração do resultado econômico (DRE) foi inserida através da edição da NBCT TSP ao setor público. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a DRE foi realmente introduzida no contexto do setor público pela NBCT TSP. IV – A inserção da demonstração e sua elaboração determinam a existência de uma ligação com o sistema de custos. Assim, pode tardar para ocorrer a sua apresentação na prestação de contas evidenciadas aos órgãos setoriais. Falso, embora a DVP possa estar relacionada ao sistema de custos, a afirmação sobre a apresentação tardia não é uma característica geral e pode não ser verdadeira. Com base nas análises, as afirmações verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: e) I, III e IV apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina