Por muitos anos, herança foi considerada a característica mais importante de linguagens orientadas a objetos. Linguagens como Smalltalk, por exemplo, foram construídas sobre uma única hierarquia de classes baseada em herança.
WAZLAWICK, Raul S. Análise e Design Orientados a Objetos para Sistemas de Informação: Modelagem com UML, OCL e IFML. Grupo GEN, 2014.
O uso de do relacionamento de generalização, segundo o princípio de herança do paradigma orientado a objetos, é adequado entre as classes:
Ed
há 2 meses
O relacionamento de generalização, que é a base da herança em linguagens orientadas a objetos, é adequado entre classes que compartilham características comuns. A classe "pai" (ou superclasse) contém atributos e métodos que são comuns a todas as suas subclasses (ou classes filhas). Isso permite que as subclasses herdem essas características, promovendo a reutilização de código e a organização hierárquica. Por exemplo, se tivermos uma classe "Animal" como superclasse, as subclasses "Cachorro" e "Gato" podem herdar atributos como "idade" e métodos como "fazerSom()". Assim, a herança facilita a modelagem de sistemas complexos, permitindo que as classes sejam organizadas de forma lógica e hierárquica.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade