A Assistência Social, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, deve ser prestada no âmbito do que está disposto pela Lei Orgânica da Assistência Social, ou Lei 8.742/93, e ainda segundo o que é posto pela Política Nacional da Pessoa Idosa e pelo Sistema Único de Saúde. No âmbito da Assistência Social, especificamente, destaca-se a importância do Benefício de Prestação Continuada, ou BPC, que consiste:
a.
No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário mínimo.
b.
No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a 1 salário mínimo.
c.
No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 75 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário mínimo.
d.
No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 70 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário mínimo.
e.
No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a 1/2 de salário mínimo.
Ed
anteontem
Para responder à sua pergunta sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) conforme a Lei Orgânica da Assistência Social, precisamos considerar os critérios estabelecidos. O BPC é destinado a pessoas idosas com 65 anos ou mais que tenham uma renda per capita familiar inferior a 1/4 de salário mínimo. Analisando as alternativas: a) No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário mínimo. (Correta, mas a renda per capita está errada) b) No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a 1 salário mínimo. (Incorreta, pois a renda per capita deve ser inferior a 1/4 de salário mínimo) c) No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 75 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário mínimo. (Incorreta, a idade mínima é 65 anos) d) No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 70 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário mínimo. (Incorreta, a idade mínima é 65 anos) e) No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a 1/2 de salário mínimo. (Incorreta, a renda per capita deve ser inferior a 1/4 de salário mínimo) Portanto, a alternativa correta é a) No fornecimento de uma pensão equivalente a um salário mínimo para as pessoas idosas com 65 anos ou mais e que possuam renda per capita familiar inferior a ¼ de salário mínimo.