Buscar

Quais as consequências positivas que a atuação jurídica na Operação Lava Jato pode trazer para o quadro político?

💡 2 Respostas

User badge image

David Lima

Uma sociedade mais atenta e realista para os fatos e relações de escolhas, políticos sendo mais cobrados pela sociedade, um "controle" menos aberto. É fato que a impunidade em certos casos se mosta clara, mas com essa atuação jurídica trazida aos fatos traz uma grande ameaça para os políticos.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A atuação da operação supracitada possibilitou a punição de quem infringiu a lei, através da pena (função retributiva da pena).

Ademais, a punição dos infratores gera no restante da sociedade e, principalmente, no mundo político, certa intimidação, que pode levar os políticos a não cometerem mais crimes. Reduz-se, assim, o que é popularmente chamado de "certeza de impunidade".

É o que é chamado função preventiva geral da pena. De acordo com Jason Albergaria, funciona como uma "coação psicológica sobre todos os cidadãos”.

Pode prevenir também que o próprio indivíduo desviante venha a cometer novos crimes, permitindo que este seja ressocializado.

No mais, a operação permite que os cidadãos conheçam com mais clareza seus representantes, e possibilita que façam escolhas mais conscientes no momento de votar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais