Ed
há 3 meses
Vamos analisar a questão sobre prevenção secundária: - Prevenção secundária ocorre durante o período patogênico, quando a doença já está em desenvolvimento, mas ainda é possível intervir para detectar precocemente e tratar. - O objetivo principal é identificar a doença o quanto antes para iniciar o tratamento e evitar agravamentos. Analisando as alternativas: A) Reduzir o número de pessoas adoecidas por meio de campanhas (como vacinação) — isso é prevenção primária, que evita o adoecimento. B) Realizar ações para retirar causas e fatores de risco antes do desenvolvimento da doença — também é prevenção primária. C) Contabilizar o número de pessoas já adoecidas para projetar ações — é uma atividade de vigilância, não o objetivo da prevenção secundária. D) Reduzir os danos causados pela doença, através de detecção e tratamento precoces — corresponde exatamente ao objetivo da prevenção secundária. E) Reduzir os prejuízos funcionais quando a doença não progrediu para óbito — isso é mais relacionado à prevenção terciária. Portanto, a alternativa correta é: D) Reduzir os danos causados pela doença, através de detecção e tratamento precoces.