Buscar

Costuma-se dizer que a ligação do arseneto de gálio (GaAs) é 31% iônica e 69% covalente. Explique.

💡 2 Respostas

User badge image

Luiz Fernando Kultz Unti

Oi, Magno. Não tenho bem certeza quanto a esta sua informação, pois há uma maneira bem fácil de estimar o percentual de comportamento iônico de uma ligação entre dois átomos A e B, que é:

 

%CI = ⟨1-exp[-(0,25)*(χA-χB)^2]⟩*100

(Fonte: Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais - Callister 4ª ed.)

 

Onde χA é a eletronegatividade do elemento mais eletronegativo, e χB é o valor do menor. Neste caso, os valores de χA e χB são, respectivamente para o Arsênio e Gálio, 2,0 e 1,6. Como estes elementos já estão próximos na tabela periódica, já pode-se estimar um grande grau de covalência na ligação. Ao substituir esses valores, encontramos que apenas 3,92% da ligação corresponde a um caráter iônico, sendo o restante de caráter covalente.

 

Espero ter ajudado. Bons estudos!

0
Dislike0
User badge image

Julio C. Lourenço

Olá!

O Arseneto de Gálio possui uma estrutura cristalina do tipo Blenda de Zinco. As diferença de eletronegatividade entre eles é pequenas, o que é o "driving force" para formação de ligações iônicas. Desta maneira, é de se esperar que ocorram ligações mistas, algumas covalentes e algumas iônicas. A estrutura do GaAs é do tipo Blenda de Zinco. Há 4 ligações que cada elemento faz entre si, e, algumas devem ser então covalente e outras iônicas.

 

Zincblende structure

 

Bons estudos!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais