DIDATICA

Definidos os objetivos da disciplina, a etapa seguinte será a seleção dos melhores conteúdos, para atingir os objetivos, porque os conteúdos são meios e não fins. O plano de disciplina deve expressar, em termos gerais, os conteúdos básicos a serem trabalhados na sala de aula. Porem estes conteúdos devem ser significativos e realistas, isto é, conteúdos que tenham conteúdo e não simplesmente conteúdos pelo conteúdo.

SANTANA, Ilza

Por que Planejar? Como Planejar? 

 

A seleção de conteúdos deve seguir uma organização sequencial a fim de que estes sejam significativos no processo de ensino-aprendizagem. Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, analise as afirmativas a seguir:

  1. A sequência lógica é um dos critérios a serem observados pelo professor, sendo esta coerente com os objetivos da disciplina.

II. O professor deve estar atento a uma certa gradualidade na distribuição dos conteúdos, fazendo-a em etapas considerando as experiências anteriores dos alunos.

III. Na seleção dos conteúdos para serem trabalhados é de pouca importância pensar na articulação entre as diferentes disciplinas curriculares, já que cada disciplina independe da outra.

IV. Deve-se buscar uma continuidade entre os conteúdos, articulando-os.

São corretas as afirmativas:

 

A

Afirmativas I, II e III, apenas.

B

Afirmativa I, II e IV, apenas.

C

Afirmativas II e IV, apenas.

D

Afirmativas III e IV, apenas.

E

Afirmativa I e IV, apenas.

#questao
Disciplina:didÁtica1.519 materiais