Logo Passei Direto
Buscar
gênero Cynodon, como as espécies C. dactylon, C. nlemfuensis e híbridos, são os mais utilizados como forrageiras no Brasil. Devido ao alto potencial de produção de matéria seca, são exigentes quanto à sua nutrição. Entretanto, podem ser utilizados em sistemas onde a fertilidade de solo é menor, desde que o manejo seja feito em função desse ambiente. Mas, nesta situação, o nível de produtividade atingido será menor. Fonte: L. de Manejo e utilização de plantas forrageiras dos gêneros Panicum, Brachiaria e Cynodon / Luciano de Almeida Corrêa, Patrícia Menezes Santos. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2003.
Sobre as características e formas de utilização de gramíneas pertencentes ao gênero Cynodon, analise as afirmativas a seguir:
I. São muito utilizadas em regiões temperadas, pois não toleram temperaturas baixas ou geadas.
II. As gramíneas apresentam características morfológicas desejáveis para a fenação, como colmos finos e boa relação folha/colmo.
III. As plantas que possuem, na grande maioria, baixos teores de proteína bruta, e colmos finos e, por isso, são pouco cultivadas no Brasil.
IV. As gramíneas não podem ser utilizadas para conservação do solo, tendo em vista que seu hábito de crescimento é cespitoso e, por isso, partes do solo ficam descobertas, favorecendo a erosão.
II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. São muito utilizadas em regiões temperadas, pois não toleram temperaturas baixas ou geadas. Falso. As gramíneas do gênero Cynodon são mais adaptadas a regiões tropicais e subtropicais, não sendo muito utilizadas em regiões temperadas justamente por não tolerarem bem temperaturas baixas e geadas. II. As gramíneas apresentam características morfológicas desejáveis para a fenação, como colmos finos e boa relação folha/colmo. Verdadeiro. Essas características facilitam a secagem e qualidade da forragem para fenação. III. As plantas que possuem, na grande maioria, baixos teores de proteína bruta, e colmos finos e, por isso, são pouco cultivadas no Brasil. Falso. Apesar de algumas variações, as gramíneas Cynodon são amplamente cultivadas no Brasil devido ao seu alto potencial produtivo, mesmo que possam ter teores variáveis de proteína. IV. As gramíneas não podem ser utilizadas para conservação do solo, tendo em vista que seu hábito de crescimento é cespitoso e, por isso, partes do solo ficam descobertas, favorecendo a erosão. Falso. O gênero Cynodon tem hábito de crescimento estolonífero e rizomatoso, o que ajuda na cobertura do solo e na conservação, reduzindo a erosão. Portanto, apenas o item II está correto. Alternativa correta: II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As plantas forrageiras, base alimentar da bovinocultura de corte e de leite, são de grande importância para o Brasil, pois a criação de animais em pasto promoveu um diferencial qualitativo para a carne brasileira e colocou o país como maior exportador desse produto no mundo. melhoramento de forrageiras tropicais, no Brasil e no mundo, é uma atividade recente, dos últimos 30 anos, e demanda equipes multidisciplinares. Por limitações de germoplasma, de equipes com conhecimentos básicos e de métodos eficientes de triagem para avaliar os complexos critérios de mérito, são poucos os gêneros e espécies trabalhados, com fim de responder à urgente demanda por diversificação dos extensos monocultivos que se formaram no Brasil. Fonte: VALLE, B, JANK, L. RESENDE, R. M. S. melhoramento de forrageiras tropicais no Brasil. Revista Ceres, Ponta Grossa, V. 56, n. 4, 460-472, 2009.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. conceito de melhoramento de pastagens é frequentemente confundido com o de melhoramento de forrageiras. Também era considerado "melhoramento" a substituição da pastagem nativa por pastagens cultivadas com forrageiras exóticas, solteiras ou consorciadas com leguminosas tropicais, oriundas de programas de melhoramento estrangeiros.
II. melhoramento de forrageiras via recombinação genética passa, portanto, a se constituir na melhor opção na geração de novos cultivares. As principais limitações ao melhoramento de forrageiras são: a) limitado acesso a coleções de germoplasma representativas da variabilidade natural: b) número elevado de espécies e gêneros candidatos, com pouca ou nenhuma informação sobre sua biologia, variabilidade genética ou agronomia; c) espécies importantes, mas com modo de reprodução complexo (poliploidia, apomixia), não domesticadas (deiscência das sementes, fatores de antiqualidade), e utilização métodos de melhoramento não necessariamente eficientes para programa em questão; d) critérios de mérito complexos e técnicas de triagem deficientes; e) pouco conhecimento do controle genético dos caracteres agronômicos a serem melhorados.
A A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina