Logo Passei Direto
Buscar
Em caso de alteração legislativa no Código de Processo Penal, Me que traga apenas disposições de direito processual, é correto afirmar que referida alteração legislativa será aplicada
A com ressalvas, respeitando-se a irretroatividade maligna.
B apenas quando se iniciar uma nova fase processual, sendo certo que as fases são: postulatória, instrutória, decisória e recursal.
C a depender do caso concreto, podendo as partes solicitar a manutenção do regramento anterior se este se revelar mais eficiente ao caso já em andamento.
D apenas para delitos praticados após a entrada em vigor de referida lei processual, exceto se a lei nova se revelar mais benéfica, ocasião em que deverá retroagir.
E desde logo, sem prejuízo dos atos praticados sob a égide de lei processual penal anterior.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 12 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 horas

No Direito Processual Penal brasileiro, a regra geral é que a lei processual aplica-se imediatamente aos processos em curso, salvo quanto aos atos já praticados, que permanecem válidos sob a lei anterior (princípio da imediatidade da lei processual). Analisando as alternativas: A) "com ressalvas, respeitando-se a irretroatividade maligna" — incorreta, pois a lei processual é, em regra, aplicada imediatamente, não havendo irretroatividade maligna. B) "apenas quando se iniciar uma nova fase processual" — incorreta, pois a aplicação não depende da fase processual. C) "a depender do caso concreto, podendo as partes solicitar a manutenção do regramento anterior" — incorreta, não há previsão para escolha da lei processual. D) "apenas para delitos praticados após a entrada em vigor, exceto se a lei nova for mais benéfica" — incorreta, pois essa regra é típica da lei penal material, não da processual. E) "desde logo, sem prejuízo dos atos praticados sob a égide da lei processual penal anterior" — correta, pois a lei processual aplica-se imediatamente, respeitando os atos já praticados. Portanto, a alternativa correta é: E) desde logo, sem prejuízo dos atos praticados sob a égide de lei processual penal anterior.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina