Ed
há 4 dias
A Bomba de Sódio e Potássio é um transporte ativo que utiliza energia para mover íons contra seus gradientes de concentração. Funcionamento: - Gasto de energia: utiliza ATP para fornecer energia. - Direção do transporte: transporta 3 íons de sódio (Na⁺) para fora da célula e 2 íons de potássio (K⁺) para dentro da célula, ambos contra seus gradientes de concentração. - Quantidade de íons por ciclo: 3 Na⁺ saem e 2 K⁺ entram a cada ciclo, consumindo 1 molécula de ATP. Esse processo é essencial para manter o potencial de membrana e o equilíbrio iônico da célula.
Cadastre-se ou realize login