Buscar

CONTABILIDADE GERENCIAL

1) Principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira;

2) Gastos Variáveis e Gastos Fixos;

3) Ponto de Equilíbrio Financeiro, Econômico e Contábil;

4) Margem de Segurança.

Assim sendo, para cada postagem, pesquise e discorra sobre um dos itens sugeridos acima.

💡 4 Respostas

User badge image

VITOR CORREA

1)

A contabilidade gerencial engloba vários aspectos que fazem parte da contabilidade financeira, como análise de custos e finanças, balanço, entre outros procedimentos. A diferença principal entre este modelo e a contabilidade financeira é que os dados obtidos são apresentados de uma maneira específica, mais analítica, para conhecimento de gerentes e cargos superiores da empresa. Basicamente, é a síntese do trabalho de contabilidade que é passada para a parte diretiva da instituição.

Com isso, é possível que a direção da empresa tenha um cenário mais definido sobre as possibilidades de investimento, onde é preciso realizar cortes de verbas, entre outros aspectos da vida financeira do negócio. Logo, é o gerenciamento da informação contábil em favor da administração da entidade.

Já a contabilidade financeira é a etapa anterior, onde todos os dados de transações econômicas, entradas e saídas, custos operacionais, contratação de pessoal, dispensa, entre outros pontos, são classificados e registrados para futura análise gerencial. Ao contrário da contabilidade gerencial, que tem um caráter mais analítico com relatórios explicativos, a contabilidade financeira é mais objetiva. Nesta etapa, a preocupação é apenas com a demonstração assertiva da vida financeira da organização, na qual os relatórios são elaborados para agentes externos, como acionistas e credores.

0
Dislike0
User badge image

VITOR CORREA

2)

Custos variáveis

São aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção.

Exemplo:

Em uma indústria de móveis, são produzidas, por mês, 250 cadeiras. Para a produção, é contratada mão de obra temporária, que varia de acordo com a empreitada. O pagamento é feito também por trabalho.


Como estas produções exigem maior gasto de energia, quando a produção aumenta a conta de energia sobe 40%. Este percentual é um exemplo de custo variável.

Custos fixos

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

Exemplos:

  • Contas de água;
  • Aluguel;
  • Material de limpeza;
  • Salários.
0
Dislike0
User badge image

VITOR CORREA

3)Ponto de equilíbrio (Contábil)

Ponto de equilíbrio Contábil é o ponto onde o lucro será 0 (zero). Significa que neste ponto todas as despesas fixas foram supridas pela margem de contribuição da quantidade pré-determinada. Com o uso do ponto de equilíbrio conseguimos apurar o nível de vendas que precisa ser mantido para liquidar os custos fixos operacionais e também mensurar a lucratividade em diversos níveis de vendas.

Ponto de Equilíbrio Econômico

O ponto de equilíbrio econômico é similar ao ponto de equilíbrio contábil, com exceção que ele engloba também o custo de oportunidade da organização, ou seja, a perspectiva da empresa através de outros investimentos ou recursos. Segundo Bruni e Famá, 2003, o ponto de equilíbrio financeiro desconsidera a soma dos gastos que não representam desembolsos financeiros para a empresa. Para encontrá-lo, deve-se desconsiderar os gastos com depreciações, exaustões ou amortizações já que estes são gastos que não representam desembolsos da empresa. Para encontrar o volume financeiro das vendas no ponto de equilíbrio, basta multiplicar a quantidade vendida pelo preço de venda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

O QUE É CONTABILIDADE GERENCIAL?

Contabilidade Gerencial

ESTÁCIO EAD

User badge image

Cosmo Aleixo