Logo Passei Direto
Buscar
O processo de auditoria em saúde trata de forma rígida as ações realizadas para a sociedade, esse processo promove uma análise de estrutura, processos e resultados das ações realizadas, serviços e sistemas de saúde que estão em andamento. O principal objetivo é verificar as adequações dos programas e serviços prestados à população avaliando os critérios e parâmetros de eficácia, eficiência e efetividade estabelecidos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Toda empresa privada, por exemplo, além de possuir um objetivo social, tem como principal objetivo a geração e lucro para sua receita, e essa questão não é diferente com relação às empresas privadas que prestam serviços à saúde.
São pontos importantes a serem analisados. Baseado no texto acima, analise as afirmativas abaixo: I. O Sistema Único de Saúde enfrentou um grande desafio no processo de gestão do programa, que foi o processo de tomada de decisão na luta para a eficiência dos serviços prestados à sociedade, frente a uma necessidade populacional, POIS II. o objetivo das empresas privadas é executar serviços com qualidade conforme as normas de padrão ISO e atendimento A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O Sistema Único de Saúde enfrentou um grande desafio no processo de gestão do programa, que foi o processo de tomada de decisão na luta para a eficiência dos serviços prestados à sociedade, frente a uma necessidade populacional,
II. o objetivo das empresas privadas é executar serviços com qualidade conforme as normas de padrão ISO e atendimento
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 horas

Vamos analisar as afirmativas: I. O SUS enfrentou um grande desafio na gestão do programa, especialmente na tomada de decisão para garantir eficiência dos serviços frente às necessidades da população. Isso é verdadeiro, pois a gestão pública em saúde tem esse desafio constante. II. O objetivo das empresas privadas é executar serviços com qualidade conforme normas ISO e atendimento. Isso também é verdadeiro, pois empresas privadas buscam qualidade e seguem normas como a ISO para garantir padrões. Agora, a questão é se a II justifica a I. A II fala sobre o objetivo das empresas privadas, enquanto a I fala sobre o desafio do SUS na gestão pública. A II não justifica a I, pois são contextos diferentes (público x privado). Portanto: - I é verdadeira. - II é verdadeira. - II não justifica I. Alternativa correta: b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Plano nomeado Plurianual (PPA) é uma lei que estabelece parâmetros, diretrizes e objetivos estratégicos na ação do Governo e de determinados programas governamentais a serem executados, com financiamentos, recursos, indicadores para cada área de execução por um determinado período.
Com base na definição do PPA, analise as afirmativas abaixo: I. O PPA é uma lei que tem forte atuação no processo de promoção de grandes parcerias entre entidades públicas e privadas na busca por fontes alternativas para o financiamento para a sociedade brasileira, POIS II. o PPA estabelece, também, o planejamento estratégico a longo prazo para atividades que o governo eleito pode realizar em seu período de mandato, e realizar ações em prol da população, como por exemplo, programas e projetos voltados para o setor da saúde. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O PPA é uma lei que tem forte atuação no processo de promoção de grandes parcerias entre entidades públicas e privadas na busca por fontes alternativas para o financiamento para a sociedade brasileira,
II. o PPA estabelece, também, o planejamento estratégico a longo prazo para atividades que o governo eleito pode realizar em seu período de mandato, e realizar ações em prol da população, como por exemplo, programas e projetos voltados para o setor da saúde.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

A Lei n. 8.080 criada em 19 de Setembro de 1990, é uma lei que determinou a garantia de condições de promoção, proteção e recuperação da saúde de toda a sociedade no Brasil, promovendo uma organização e o funcionamento dos serviços correspondentes para a população. Outro ponto forte é a hierarquização dos serviços e o controle social, que são princípios e diretrizes constitucionais e legais muito importantes para o funcionamento do SUS, que são realizadas para a reordenação das práticas e atendimento de qualidade à população. Essas ações voltadas para a saúde são estabelecidas sob as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal.
Considerando os princípios e diretrizes do SUS, analise as alternativas abaixo:
I- Participação da Comunidade: É o princípio onde a sociedade deve participar no dia a dia do sistema cujas ações são voltadas para a saúde.
II- Diferenciação: É o princípio que estabelece que cada ente seja responsável pela gestão e práticas voltadas para atender a saúde da população.
III- Descentralização: É o princípio que define a administração única a ser realizada em cada esfera de governo, onde cada esfera de governo é considerada autônoma e soberana nas suas decisões e atividades voltadas para a saúde da população.
IV Controle: É o princípio que estabelece as ações voltadas para a saúde que devem ser planejadas, executadas e controladas por um agente regulador.
a. I, II, III e IV.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. I, II e III, apenas.

Em 19 de setembro de 1990 foi assinada a Lei nº 8080 que estabeleceu as referidas condições para a promoção, proteção e recuperação do setor da saúde no brasil, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes ao setor passariam a ser reguladas e fiscalizadas, tal programa recebeu o título de Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS é composto por um grande sistema público, gerido pelo governo que atua na prestação de serviços através de programas para o setor da saúde no Brasil. Este programa atua em benefício de toda a população que necessitar de apoio à saúde. Analisando o Sistema Único de Saúde, este pode ser considerado um dos maiores programas direcionados à saúde de uma referida sociedade, sendo considerado, também, um dos maiores sistemas de saúde do mundo.
Com informações fornecidas pelo Conselho Nacional de Saúde, e baseado no avanço da Tecnologia da Informação em prol da saúde, é possível afirmar que:

I. O Sistema Único de Saúde enfrentou um grande desafio no processo de gestão do programa, que foi o processo de tomada de decisão na luta para a eficiência dos serviços prestados à sociedade, frente a uma necessidade populacional,

POIS

II. o Sistema Único de Saúde precisou de uma estruturação de seu programa, pois as oportunidades que surgiram com o avanço tecnológico, promoveu avanços também na prestação de serviços à saúde, e tecnicamente ajudou na solução de problemas recorrentes, que poderiam gerar riscos e danos à saúde da população.

A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O Sistema Único de Saúde enfrentou um grande desafio no processo de gestão do programa, que foi o processo de tomada de decisão na luta para a eficiência dos serviços prestados à sociedade, frente a uma necessidade populacional,
II. o Sistema Único de Saúde precisou de uma estruturação de seu programa, pois as oportunidades que surgiram com o avanço tecnológico, promoveu avanços também na prestação de serviços à saúde, e tecnicamente ajudou na solução de problemas recorrentes, que poderiam gerar riscos e danos à saúde da população.
a. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. As afirmativas I e II são proposições falsas.
c. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. A afirmativa I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A afirmativa I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Em um longo espaço de tempo, o setor da saúde significou a permanência do estado com a ausência de doenças. Contudo o setor da saúde possui paradigmas legais, sociais e econômicos dos estados de saúde e doenças existentes no mundo, sendo assim, é complexo ter um conceito nos dias atuais, onde o setor da saúde pode ser classificado e compreendido através de diversas dimensões.
Considerando a classificação do setor da saúde nos dias atuais, é possível afirmar que:

I. O Sistema Único de Saúde enfrentou um grande desafio no processo de gestão do programa, que foi o processo de tomada de decisão na luta para a eficiência dos serviços prestados à sociedade, frente a uma necessidade populacional,

POIS

II. a Saúde como valor pode ser descrita como uma mercadoria, que pode ser um procedimento, serviço ou como direito social, serviço público ou bem comum, e a saúde como medida reflete na avaliação do estado de saúde, indicadores demográficos e epidemiológicos.

A seguir, assinale a alternativa correta.
I. O Sistema Único de Saúde enfrentou um grande desafio no processo de gestão do programa, que foi o processo de tomada de decisão na luta para a eficiência dos serviços prestados à sociedade, frente a uma necessidade populacional,
II. a Saúde como valor pode ser descrita como uma mercadoria, que pode ser um procedimento, serviço ou como direito social, serviço público ou bem comum, e a saúde como medida reflete na avaliação do estado de saúde, indicadores demográficos e epidemiológicos.
a. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. A afirmativa I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A afirmativa I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As afirmativas I e II são proposições falsas.

O processo do orçamento público opera na função de planejamento, para que um processo possa detalhar a previsão dos recursos a serem arrecadados para execução deste, por isso pode ser considerado uma ferramenta de extrema importância, que dispõe das normatizações legais e suas fases para a efetivação das etapas estipuladas para o processo orçamentário.
Considerando os princípios organizacionais do SUS, é possível afirmar que: I. A elaboração de um projeto e/ou programa ocorre a partir da aprovação do orçamento como lei. Logo é possível destacar as propostas que são colocadas na prática e ações voltadas para a sociedade e que visam o sucesso desde o início do programa, POIS II. a execução de um projeto e/ou programa ocorre a partir do recebimento das propostas pelo Poder Legislativo, onde as comissões foram criadas para serem aprovadas e encaminhadas ao Executivo. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A elaboração de um projeto e/ou programa ocorre a partir da aprovação do orçamento como lei. Logo é possível destacar as propostas que são colocadas na prática e ações voltadas para a sociedade e que visam o sucesso desde o início do programa,
II. a execução de um projeto e/ou programa ocorre a partir do recebimento das propostas pelo Poder Legislativo, onde as comissões foram criadas para serem aprovadas e encaminhadas ao Executivo.
a. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. A afirmativa I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. As afirmativas I e II são proposições falsas.
e. A afirmativa I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Sabemos que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que foi fundada com a Lei n° 9.961 criada em 2000, é a entidade responsável pela regulação e controle ativo dos planos de saúde, mas esta, por sua vez, também tem forte relação com o SUS.
Considerando a importância da ANS, é possível afirmar que: I. A ANS fiscaliza o funcionamento e a estrutura física dos serviços de diagnóstico laboratorial e de imagem dos planos de saúde em território nacional, e tem a tarefa de defender os interesses da sociedade na assistência à saúde. POIS II. a ANS autoriza o registro dos planos privados e cirurgias em prol da assistência à saúde em território nacional, zelando pela qualidade dos serviços de assistência à saúde no âmbito da assistência à saúde suplementar em território nacional. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A ANS fiscaliza o funcionamento e a estrutura física dos serviços de diagnóstico laboratorial e de imagem dos planos de saúde em território nacional, e tem a tarefa de defender os interesses da sociedade na assistência à saúde.
II. a ANS autoriza o registro dos planos privados e cirurgias em prol da assistência à saúde em território nacional, zelando pela qualidade dos serviços de assistência à saúde no âmbito da assistência à saúde suplementar em território nacional.
a. A afirmativa I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As afirmativas I e II são proposições falsas.
c. A afirmativa I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 enfatiza a administração pública com ligação aos Poderes da União. Nesse contexto, com a preocupação que existia com a gestão dos recursos públicos, foram criados alguns princípios orçamentários que determinavam que as normas orçamentárias fossem respeitadas. A Constituição de 1824 iniciou, no Brasil, a Ordem Constitucional estabeleceu as primeiras normas para o orçamento público brasileiro e com isso surgiram os primeiros princípios básicos para o orçamento público.
Analisando normas para o orçamento no Brasil, é possível afirmar que:

I. Com a Ordem Constitucional, o Princípio da Legalidade da despesa está explicitamente ligado ao princípio geral da Administração, esta administração estabelece que só é permitido executar aquilo que for estabelecido pela lei. Esse princípio define, também, que toda e qualquer despesa pública precisa de aprovação prévia e autorização legal,

POIS

II. um dos primeiros princípios básicos para o orçamento é o Princípio da Universalidade, esse fenômeno estabelece que o orçamento precisa estabelecer lucro da referida entidade, sendo de qualquer natureza, procedência ou destino, inclusive as despesas, empréstimos e subsídios existentes.

A seguir, assinale a alternativa correta:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Podemos destacar muitas conquistas no setor de saúde nos últimos anos, tais como: programas de vacinação, pronto atendimento e socorro para mais de 110 milhões de pessoas na rede pública, assistência farmacêutica com a farmácia popular, o financiamento de transplantes através de uma fila de espera monitorada pelo SUS, e uma vigilância sanitária forte e atuante em todo o Brasil. Podemos citar muitos avanços no setor da saúde pública e a vigilância sanitária foi amplamente importante nesse meio por sua atuação interdisciplinar, e práticas de suporte à sociedade brasileira, pautadas na proteção da saúde da população. A partir da chegada da família real portuguesa, em 1808, podemos dizer que a saúde pública surgiu, e o principal foco era a contenção de diversas epidemias, considerando que em 1834 houveram muitos registros sobre a epidemia da lepra, que é um forte exemplo que permitiu que fosse utilizado o porto de comércio com o Oriente (em Veneza), como área de quarentena para os povos.
Considerando o exposto no texto acima, analise as afirmativas abaixo:

I- Entende-se que as epidemias nunca geraram controle de monitoramento para aplicação de normas, eram como uma peste que crescia e aumentava o índice de mortes.

II- Entende-se que a medida de isolamento foi a principal ação tomada naquele momento para diminuir o contágio, nesse período foi realizada para as pessoas e para embarcações e mercadorias.

III- Entende-se que o isolamento e a quarentena foram períodos instituídos somente no Brasil.

IV- Entende-se que o estudo sobre as epidemias surgiu na idade moderna, e não evoluiu tanto.

Está correto o que se afirma em:
a. I, apenas.
b. I e III, apenas.
c. II, apenas.
d. I, II, III e IV.
e. III, apenas.

A Constituição Federal, que estabelece normas voltadas para a elaboração de leis a serem cumpridas, determinou alguns princípios importantes para o SUS. Esses princípios, por sua vez, são subdivididos em doutrinários (Universalidade, Integralidade e Equidade ou organizacionais (Descentralização, Regionalização, Hierarquização, Participação social, Resolubilidade e Complementariedade do setor privado), cada um com as suas características e suas funções.
Considerando os princípios organizacionais do SUS, analise as alternativas abaixo:

I- A Regionalização é o princípio que atende diretamente ao princípio onde os serviços de saúde devem ser estabelecidos e divididos em níveis de complexidade para a população, promovendo o conhecimento de forma mais detalhada, com foco na necessidade da população de uma determinada zona que está voltada para a saúde.

II- A descentralização é o princípio que determina a força e a ênfase no processo de municipalização das ações, programas e serviços voltados para a saúde.

III- A hierarquização é o princípio que promove a divisão dos níveis prioritários de atenção para garantir as formas de acesso aos serviços voltados para a saúde, e que se incluem na complexidade requerida e nos limites dos recursos disponíveis para a sociedade.

IV- O comando único é o princípio que estabelece a administração única do SUS em cada esfera de governo, onde cada uma delas pode ser considerada autônoma e soberana nas suas decisões e atividades voltadas para a saúde.

Está correto o que se afirma em
a. I, II, III e IV.
b. I e III, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina