A maior rede de estudos do Brasil

Av1 - Educação Física - Licenciatura - Ciências Morfofuncionais unopar 3 periodo

1)

Ao executar alguma atividade física o sistema respiratória participa com aumento da carga de trabalho devido ao aumento da demanda, as narinas se dilatam, assim como os pulmões e as costelas permitem essa expansão pulmonar. Portanto, assinale a alternativa que contenha a resposta correta sobre as estruturas do nariz e suas respectivas funções


Alternativas:

  • a)

    Narinas (permitem a entrada do ar no trato respiratório), cavidades nasais (permitem a fluência do ar), septo nasal (divide as cavidades nasais em direita e esquerda), pêlos (filtram parte da poeira inalada) e células receptoras para o olfato.

  • b)

    Narinas (filtram parte da poeira inalada), cavidades nasais (permitem a fluência do ar), septo nasal (divide as cavidades nasais em direita e esquerda), pêlos (permitem a entrada do ar no trato respiratório) e células receptoras para o olfato.

  • c)

    Narinas (permitem a fluência do ar), cavidades nasais (filtram parte da poeira inalada), septo nasal (divide as cavidades nasais em direita e esquerda), pêlos (permitem a entrada do ar no trato respiratório) e células receptoras para o olfato.

  • d)

    Narinas (permitem a fluência do ar), cavidades nasais (divide as cavidades nasais em direita e esquerda), septo nasal (filtram parte da poeira inalada), pêlos (permitem a entrada do ar no trato respiratório) e células receptoras para o olfato.

2)

A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe

Analise as sentenças abaixo

I - A porção superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe.

II - A parte intermediária da faringe, a orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hióide.

III - A laringofaringe estende-se para baixo a partir do osso hióide, e conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e anteriormente com a laringe (passagem de ar).

Assinale de acordo com as sentenças.


Alternativas:

  • a)

    Somente a I está correta

  • b)

    Somente I e II estão corretas

  • c)

    Somente II e III estão corretas

  • d)

    I, II e III estão corretas

3)

O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo, e assim como a traquéia, os brônquios principais contêm anéis de cartilagem incompletos, os brônquios principais entram nos pulmões e ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares. Assinale a alternativa que contenha a função correta sobre os brônquios.


Alternativas:

  • a)

    Os brônquios conectam a traqueia com os pulmões, impedindo a passagem do fluxo de ar do meio externo para os pulmões.

  • b)

    Os brônquios conectam a traqueia com os pulmões, permitindo a passagem do fluxo de ar do meio externo para os pulmões.

  • c)

    Os brônquios conectam a boca com os pulmões, permitindo a passagem do fluxo de ar do meio externo para os pulmões.

  • d)

    Os brônquios conectam a boca com os pulmões, não permitindo a passagem do fluxo de ar do meio externo para os pulmões.

4)

O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo, ele também é um pouco mais curto, pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca, sendo que cada pulmão tem uma forma que lembra uma pirâmide com um ápice, uma base, três bordas e três faces. Baseado no exposto pode-se afirmar que:


Alternativas:

  • a)

    Os pulmões realizam a passagem a passagem do ar para a traqueia através de uma atividade denominada hematose, na qual ocorrem as trocas gasosas.

  • b)

    Os pulmões realizam a passagem do ar para o brônquio através de uma atividade denominada hematose, na qual ocorrem as trocas gasosas.

  • c)

    Os pulmões realizam a respiração através de uma atividade denominada hematose, na qual ocorrem as trocas gasosas.

  • d)

    Os pulmões realizam a respiração através de uma atividade denominada hematose, na qual ocorrem as manutenção de todo o ar inspirado.

5)

O pulmão é composto pela base e pelo ápice, cada um com sua característica anatômica e relação com outras estruturas. Assinale a alternativa que contenha a resposta correta sobre a base do pulmão e de acordo com as suas particularidades anatômicas.


Alternativas:

  • a)

    A base do pulmão possui formato côncavo e situa-se acima do diafragma.

  • b)

    A base do pulmão possui formato convexo e situa-se acima do diafragma.

  • c)

    A base do pulmão possui formato convexo e situa-se acima da cintura escapular.

  • d)

    A base do pulmão possui formato côncavo e situa-se acima da cintura escapular.

Colaborar 1.0.2

1 resposta(s)

User badge image

maria adriana da s oliveira

Há mais de um mês

1 A - 2D - 3 B - 4 C - 5 A

1 A - 2D - 3 B - 4 C - 5 A

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes