Buscar

alguém sabe as respostas da avaliaçao 1 e 2 de contabilidade avançada do 8°semestre ?

1)

Diante da Lei 6.404/76 (BRASIL, 1976), em seu artigo 220, as empresas poderão passar por um processo que contempla-se a mudança de um tipo para outro, independente da sua dissolução ou liquidação. Esse processo chama-se:


Alternativas:

  • a)

    Dissolução.

  • b)

    Transformação.

  • c)

    Quitação.

  • d)

    Homologação.

2)

Ao se analisar o processo de incorporação e fusão é possível verificar algumas diferenças. A principal delas corresponde a:


Alternativas:

  • a)

    Na incorporação, a continuidade se dá pela empresa incorporadora, enquanto na fusão as empresas envolvidas no processo são extintas a partir da dissolução e deste procedimento nasce uma nova empresa.

  • b)

    Na incorporação, incorporadora e incorporada dão continuidade em suas atividades, enquanto na fusão, as empresas envolvidas no processo são extintas a partir da dissolução e deste procedimento nasce uma nova empresa.

  • c)

    Na incorporação, a empresa incorporadora adquire grande parte do capital social da empresa incorporada, passando a ser titular de direitos de sócio, enquanto na fusão, as empresas envolvidas no processo são extintas a partir da dissolução e deste procedimento nasce uma nova empresa.

  • d)

    Na incorporação, a continuidade se dá pela empresa incorporadora, enquanto na fusão as empresas envolvidas no processo criam uma nova empresa e dão continuidade em suas atividades de forma separada.

3)

Referente às operações de fusão, o art. 228 da Lei nº 6.404/76 estabelece alguns procedimentos que devem ser observados para a sua realização. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que de acordo com a referida Lei, corresponda à correta sequência dos procedimentos:

I. Apresentados os laudos, os administradores convocarão os sócios ou acionistas das sociedades para uma assembléia-geral, que deles tomará conhecimento e resolverá sobre a constituição definitiva da nova sociedade, vedado aos sócios ou acionistas votar o laudo de avaliação do patrimônio líquido da sociedade de que fazem parte.

II. Constituída a nova companhia, incumbirá aos primeiros administradores promover o arquivamento e a publicação dos atos da fusão.

III. A assembléia-geral de cada companhia, se aprovar o protocolo de fusão, deverá nomear os peritos que avaliarão os patrimônios líquidos das demais sociedades.

A sequência correta dos procedimentos está na alternativa:


Alternativas:

  • a)

    III, I, II.

  • b)

    III, II, I.

  • c)

    II, III, I.

  • d)

    II, I, III.

4)

Conforme o art. 228 da Lei nº 6.404/76, a fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. Analise as afirmativas a seguir sobre os registros contábeis dessa operação:

I. No processo de fusão, as empresas fusionadas irão proceder o encerramento das contas patrimoniais, o que envolve o seu ativo, passivo e patrimônio líquido, e para isso utilizará de uma conta específica para fins de contrapartida, denominada de conta de fusão.

II. A nova empresa, reflexo da fusão, fica responsável pelo reconhecimento de todas as contas envolvidas no processo e o seu respectivo registro, dos ativos, passivos e a nova composição do capital social, pelo seu valor de acervo líquido.

III. A nova empresa, reflexo da fusão, utilizará uma conta denominada de conta de fusão para lançamento da contrapartida dos valores de ativos, passivos e capital social das empresas extintas.

Estão corretas as alternativas:


Alternativas:

  • a)

    I apenas.

  • b)

    II apenas.

  • c)

    I e III.

  • d)

    I, II e III.

5)

A literatura aponta diversas causas que motivam uma cisão, e dentre elas está a motivação relacionada ao planejamento tributário, cuja a finalidade é reduzir a carga de impostos, conforme aponta Almeida (2007, p. 97). Dentro dessa perspectiva, analise as alternativas a seguir e assinale a que corresponda ao conceito de cisão de acordo com a Lei nº 6.404/76:


Alternativas:

  • a)

    A cisão é a operação pela qual a companhia transfere todo o seu patrimônio para uma sociedade, constituídas para esse fim ou já existente, extinguindo-se a companhia cindida, uma vez que houve a versão de todo o seu patrimônio.

  • b)

    A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, exclusivamente constituídas para esse fim, dividindo-se o capital da companhia cindida, uma vez que a versão do seu patrimônio deve ser parcial.

  • c)

    A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.

  • d)

    A cisão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações

 

💡 8 Respostas

User badge image

Júlia Leite

1) Resposta letra B - Transformação.

2) Resposta letra A

2
Dislike0
User badge image

Maria Aparecida

Obg Júlia
0
Dislike0
User badge image

Maria Aparecida

Vc tem todas as respostas?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais