Buscar

conceito,classificação,características,requisitos

da estipulação em favor de terceiro

💡 2 Respostas

User badge image

Héllica Cristina

Regido pelo CC/02, art. 436 à 438.

Conceito: é o negócio jurídico em que duas partes contratam em benefício de um terceiro.

Gonçalves (2014, p. 118): Dá-se a estipulação em favor de terceiro, quando, no contrato celebrado entre duas pessoas, denominadas estipulante e promitente, convenciona-se que a vantagem resultante do ajuste reverterá em beneficio de terceira pessoa, alheia à formação do vinculo contratual.

Ex.: Seguro de vida. É uma situação na qual duas pessoas contratam e um terceiro será beneficiado.

Partes:  a) estipulante/contratante; b) promitente/contratado; c) terceiro beneficiário

Classificação: bilateral, oneroso, consensual, comutativo e não solene.

Características/Requisitos: 

1) A peculiaridade da estipulação em favor de terceiros está em que estes, embora estranhos ao contrato, tornam-se credores do promitente;

2) O vínculo obrigacional decorrente da manifestação de vontade estabelece-se entre o estipulante e o promitente;

3) Não é necessário o consentimento do beneficiário, mas este tem a faculdade de recusar a estipulação em seu favor;

5) Embora a validade do contrato não dependa da vontade do beneficiário, sem dúvida a sua eficácia fica nessa dependência;

4) É necessário que a estipulação proporcione uma atribuição patrimonial gratuita ao beneficiário, sob pena de invalidação do contrato.

5) É consensual e de forma livre;

6) O terceiro não precisa ser determinado, mas determinável;

7)  Aplicação prática: seguro (de vida, contra acidentes pessoais, contra acidentes do trabalho, por ex.); separações judiciais consensuais, nas quais o cônjuge varão promete à varoa, por exemplo, transferir determinado imóvel para o nome dos filhos; doações onerosas , quando o donatário se obriga para com o doador a executar o encargo a benefício de pessoa determinada ou determinável; constituição de renda, pela qual o promitente recebe do estipulante um capital e obriga-se a pagar a terceiro uma renda por tempo certo ou pela vida toda. (http://jus-acad.blogspot.com.br/2012/09/da-estipulacao-em-favor-de-terceiros.html)

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Se trata de um contrato, previsto no art. 436, do CC, por meio do qual o estipulante negocia que uma prestação seja feita pelo promitente, que se compromete a fazer, em favor de um terceiro/beneficiário.

Nos termos do art. 346, do CC: "O que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigação", ou seja, o estipulante é parte legítima para exigir o cumprimento da obrigação firmada pelo promitente. O mesmo direito assiste ao terceiro ou beneficiário, conforme parágrafo único do citado artigo.

Ademais, o estipulante pode se reservar o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da concordância o beneficiário originário ou do promitente, podendo ser a substituição intervivos ou por ato de disposição de última vontade (art. 438, do CC).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais