Buscar

1) Referente as questões abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso:

a)      (  ) O registro dos fatos contábeis refere-se a técnica de escrituração contábil. Decorrente da necessidade de se conhecer a situação, controlar o patrimônio e suas variações.

b)      (  ) O método das partidas dobradas é adotado universalmente para lançamento dos fatos contábeis.

c)      (  ) Não é fundamental no método das partidas dobradas que haja lançamento(s) devedor(es) e outro(s) credor(es) correspondente.

d)     (  ) Do lado esquerdo do balanço, se registram contas de natureza credora, tais contas representam os bens e direitos. 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento básico sobre Contabilidade.


A escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade, cuida-se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. Logo, a afirmação a) é verdadeira.


Descrito pela primeira vez em \(1494\), na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade), no capítulo “Particulario de computies et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), que fala sobre um tratado da contabilidade. Neste capítulo, ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. O método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde esta época, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna. Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.

Assim, a afirmação b) é verdadeira enquanto a c) é falsa.


O Balanço Patrimonial (BP) é a principal Demonstração Financeira existente. O BP tem na sua constituição duas colunas: a coluna do lado esquerdo é a do Ativo e a coluna do lado direito é a do Passivo (determinado por convenção). 

No lado esquerdo são discriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente cada componente e indicando seu valor monetário (aspecto quantitativo). 
No lado direito são discriminadas as obrigações (dívidas) que a empresa possui para com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária.

Desse modo, a afirmação d) é falsa.


Portanto, as afirmações a), b), c) e d) são, respectivamente: Verdadeira; Verdadeira; Falsa; Falsa.

Fontes:

  • http://www.contabeis.com.br/artigos/685/escrituracao-contabil/. Acesso em 02 de julho de 2018:
  • http://socontabilidade.com.br/conteudo/metodos.php. Acesso em 02 de julho de 2018;
  • http://socontabilidade.com.br/conteudo/BP.php. Acesso em 02 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais