Buscar

Constitucionalidade do Direito Penal Negociável?

Na perspectiva constitucional, é de suma relevância que o processo penal não seja interpretado como mero instrumento de realização do direito potestativo, mas enquanto um procedimento imprescindível na aplicação da pena.

Não querendo, mais tendo que puxar para a seara política por ser onde se encontra o maior número desse instrumento.

A Colaboração premiada é um instituto, em tese, útil, pois, "cabeças" do crime organizado delatam o resto da quadrilha ou esquema a fim de que, de alguma forma, sejam beneficiados em sua condenação.

Porém, eu considero este instrumento INCONSTITUCIONAL.

Simples, percebo que acontece uma distorção do verdadeiro objetivo de PUNIR ou seja APLICAÇÃO DA PENA, pois, uma coisa é por exemplo (Dados fictícios, somente para melhor compreensão)
Homícidio: 1 Ano a 15 Anos de Reclusão
Homícidio Doloso: 15 Anos a 30 Anos de Reclusão.

O meu objetivo com esses dados é, uma coisa é você possuir previsão de pena mínima e essa pena mínima ser aplicada ao caso de delação premiada, a fim de que consiga persuadir o réu e adquirir dados suficientemente importantes a fim de desorganizar um grupo.

Porém, o que vemos hoje no cenário brasileiro, é como se fosse praticado o crime de HOMICÍDIO DOLOSO, onde eles reduzem a pena pra 1 ANO, ou então, estabelecem como realmente os 15 anos, porém, em REGIME DOMICILIAR.

A Legislação é clara em dizer que sentenças acima de 8 anos serão cumpridas INICIALMENTE em regime fechado, fazendo com que o Direito Penal perca o objetivo de sua existência, que é aplicação de pena a fim de punir, proporcionalmente, o mau cometido, o fato de o réu ter ajudado não irá aliviar sua responsabilidade pelo crime, podendo servir somente como ATENUANTES ou CAUSAS DE DIMINUIÇÃO DE PENA, mais dentro dos limites legais impostos pela lei referente ao crime praticado.

No direito estadunidense, há a utilização desta espécie de delação, porém, lá o promotor PROMETE trocar a acusação, atribuindo a pena de 20 ANOS ao invés de uma pena de MORTE ou PRISÃO PERPÉTUA. NÃO HÁ ALTERAÇÃO NA FORMA DE CUMPRIMENTO DA PENA.

Enfim, o que venho com essa pergunta é perguntar aos doutores, vocês consideram o instrumento da negociação do direito penal CONSTITUCIONAL?

💡 1 Resposta

User badge image

jorge g

q

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais