Buscar

me ajudem!! em que se baseia a divisão dos seres vivos nos "dominios " eubacteria archea e eukaryotes? ??

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Sistema dos Três Domínios é uma forma de agrupamento dos diferentesreinos da taxonomia tradicional em três grandes clades designadas pordomínios. Este esquema classificativo foi proposto por Carl Woese em 1990, tendo entretanto ganhado larga aceitação (embora não universal).

Estrutura da classificação.

Na Sistema dos Três Domínios, a categoria domínio é o segundo nível hierárquico de classificação científica dos seres vivos, depois da categoria suprema que enquadra o universo constituído por todos os seres vivos, osuper-domínio Biota. Nele são considerados os seguintes três agrupamentos (daí o nome):

Domínio Eubacteria, que inclui as bactérias;

Domínio Archaea, anteriormente chamado Archaebacteria, que inclui os procariontes que não recaem na classificação anterior;

Domínio Eukaria, que inclui todos os eucariontes, os seres vivos com um núcleo celular organizado.

 

Archaea (do grego: antigo, velho ; em portuguêsarquea , arquéia,arqueiaAO 1990arquaia é a designação de um dos domínios de seres vivos, morfologicamente semalhantes às bactérias mas genetica e bioquimicamente tão distintas destas como dos eucariotas. Trata-se de organismos procariotos, dos quais uma minoria habita ambientes considerados extremos (sendo muitas das arqueias extremófilas) como fontes hidrotermais, lagos ou mares muito salinos,pântanos (onde produzem metano) e ambientes ricos em gás sulfídrico e com altas temperaturas.

A separação entre os domínios Bacteria e Archaea deu-se na década de 1970, quando o microbiólogo Carl Woese (1928-2012) verificou que ao comparar as sequências de RNA ribossómico de várias espécies era possível separá-las em três grupos distintos. Apesar do nome (Archaea em grego significa “antigo”), este não significa que as Archaeas sejam mais semelhantes aos organismos primitivos do que as Bactérias ou os Eucariotas. Woese decidiu atribuir o nomeArchaea a este domínio para fazer sobressair a sua natureza mais primitiva relativamente aos Eucariotas .



Originalmente o termoArchaebacteria (do grego: bactéria primitiva; em portuguêsarquéias) era usado para descrever esses organismos, e o termo Eubacteria(do grego: bactéria verdadeira; emportuguêseubactéria) era usado para os demais seres procariotas. De modo a ressalvar as diferenças existentes entre estes dois domínios, o nome Archaebacteria é desaconselhado . A tendência atual, devido às diferenças estruturais, é utilizarBacteria ("bactéria" em grego) apenas para os antigos Eubacteria, ajustando-se os nomes. O Archaea pode ser tratado como um reino, dentro do domínio Procariota, ou como um domínio. Alguns autores ainda classificam o Archaea como um sub-reino dentro do Reino Monera.

As arqueias possuem características morfológicas semelhantes às das bactérias, sendo a mais marcante a ausência de um núcleo delimitado por uma membrana; por este motivo tanto as arqueias como as bactérias são denominadas de procariotas. Uma vez que esta definição de procariotas é negativa, i.e., é feita com base numa característica que está presente nos eucariotas mas não está presente nos procariotas, alguns autores sugerem que a transcrição acoplada à tradução seja utilizada como característica positiva dos procariotas .

As arqueias possuem características que podem ser encontradas em eucariotas ou em bactérias. A título de exemplo, as arqueias possuem geralmente um único cromossoma circular - à semelhança das bactérias -, mas os seus cromossomas podem ter mais do que uma origem de replicação - fenómeno que se pensava estar presente apenas nos eucariotas .

Algumas arqueias possuem características metabólicas únicas, tais como:

Algumas espécies de Archaea (Halobacteria), produzem energia a partir da luz, por uma estrutura celular chamada bacteriorrodopsina .

Algumas arqueias pertencentes ao filo Euryarchaeota conseguem produzir metano, sendo por isso chamadas de metanogénios. Alguns destes organismos vivem no intestino de ruminantes.

Além disso, as arqueias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster. Também o ao contrário das bactérias, as arqueias não possuem uma parede celular de peptidoglicanos, podendo antes ser composta por pseudomureína. Finalmente, o flagelo das arqueias é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias, tendo sido inclusivamente chamado de arcaelo (do original archaellum) para evidenciar as diferenças relativamente ao flagelo bacteriano .

 

 

 

 

 

 


 

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais