Buscar

Segundo Marcuschi (2008), os gêneros textuais são “modelos” de enunciados, relativamente estáveis, utilizados diariamente para a interação com o outro

 

I - É um relato ou comentário de fatos corriqueiros do dia a dia, dos fait divers, fatos de atualidade cujo objetivo é alimentar o noticiário dos jornais desde que esses se tornaram instrumentos de informação de grande tiragem, no século passado. Oscila, dessa maneira, entre a reportagem e a literatura, entre o relato impessoal, frio e descolorido de um acontecimento trivial, e a recriação da fantasia. Ambiguidade, brevidade, subjetividade, diálogo, estilo entre oral e literário, temas do cotidiano, ausência de transcendentes são os requisitos essenciais para esse tipo de texto.


II - Texto ficcional que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos.  É um texto narrativo, curto, que procura deleitar, entreter ou educar o ouvinte. Apresenta conteúdo presumivelmente verídico sem que isso constitua fator relevante na avaliação do ato narrativo em si mesmo.

 

III - Texto em formato de divulgação de um acontecimento. É normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Objetiva escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente.

 

Relato autobiográfico, fábula, anúncio publicitário.

 

Crônica, conto, notícia de jornal.

 

Relato autobiográfico, crônica, conto.

 

Fábula, anúncio publicitário, relato autobiográfico.

 

Conto, fábula, anúncio publicitário.

💡 1 Resposta

User badge image

Sandro Augusto França

“Num texto, certos elementos comparam-se aos fios que costuram entre si as partes de uma vestimenta. Cortados esses fios, o que sobra são simples pedaços de pano”.

Fiorin & Savioli (1996)

 

A coesão de um texto depende muito da relação entre as orações que formam os períodos e os parágrafos. Os períodos compostos precisam ser relacionados por meio de conectivos adequados, se não quisermos torná-los incompreensíveis.

Assim, para cada tipo de relação que se pretende estabelecer entre duas orações, existe uma conjunção que se adapta perfeitamente a ela. Por exemplo, a conjunçãoMAS só deve ser usada para estabelecer uma relação de oposição entre dois enunciados. Porém, se houver uma relação de adição ou ideia de concessão, a conjunção deverá ser outra. Se não for assim, o enunciado ficará sem nexo.

              (DELMANTO,1995)

 

Considere as premissas apresentadas e assinale quais as frases que NÃO apresentam problema de coesão:

 

I “Conheci Maria Elvira, onde me amarrei”.

II - “Ele sempre foi bom, porém honesto”.

III - “Os alunos não entenderam todos os assuntos. Assuntos estes que foram aprofundados”.

IV -"Embora o Brasil seja um país de grandes recursos naturais, tenho certeza de que resolveremos o problema da fome".

V -“Lembrou-se de que havia um bilhete que desapareceu entre os velhos papéis da escrivaninha”.


Somente a alternativa V está correta.Apenas a alternativas II e V estão incorretas.As alternativas III e IV estão corretas.A alternativa I está incorreta.Todas as alternativas estão correta

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/5568566#readmore

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais