Buscar

Nas hemoglobinas, o monoxido de carbono aumenta ou diminui a afinidade em relação ao CO2?

💡 2 Respostas

User badge image

Laize Silva

aumenta
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O monóxido de carbono tem uma afinidade 210 vezes maior para a hemoglobina do que o oxigênio. Uma pequena concentração ambiental causará, assim, níveis tóxicos de carboxi-hemoglobina. Depois que o monóxido de carbono se liga seletivamente à hemoglobina, a curva de dissociação de oxigênio-hemoglobina da oxihemoglobina restante se desloca para a esquerda, reduzindo a liberação de oxigênio.


Uma variedade de fatores ambientais pode alterar a curva de dissociação oxigênio-hemoglobina. Efeitos associados ao aumento do metabolismo tecidual periférico, como pH reduzido, aumento de CO 2, aumento da temperatura, deslocamento da curva para a direita, redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio e, assim, melhora do descarregamento de oxigênio. A hipóxia crônica aumenta a concentração sanguínea de 2,3-DPG, que também desloca a curva para a direita. 

A presença de HbF e monóxido de carbono (CO) deslocam a curva para a esquerda, aumentando a afinidade do oxigênio pela hemoglobina. 


Então, quando na presença de CO, a afinidade por CO2 decresce, pois há maior afinidade do O2 pela Hb.


fonte

1.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1281520/#ref1

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais