Buscar

Qual a diferença da ação de inconstitucionalidade por omissão para o mandado de injurição?

💡 2 Respostas

User badge image

Lena Zarbielli

ajshahdusehfu

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

  • Mandado de Injunção:

Segundo o artigo 5º, LXXI, CF/88: “conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta da norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania”.

Para Alexandre de Moraes "o mandado de injunção consiste em uma ação constitucional de caráter civil e de procedimento especial, que visa suprir uma omissão do Poder Público, no intuito de viabilizar o exercício de um direito, uma liberdade ou uma prerrogativa prevista na Constituição Federal”.

Qualquer pessoa pode impetrar mandado de injunção, quando for comprovada a falta da norma regulamentadora. 

O legitimado passivo devem ser os entes estatais que são os responsáveis pela edição de normas constitucionais. 

  • Ação Declaratória de Inconstitucionalidade por Omissão:

O artigo 103, parágrafo segundo da Constituição Federal dispõe: "declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias".

Assim também define Pedro Lenza : "devendo o Poder Público ou órgão administrativo regulamentar norma constitucional de eficácia limitada e não fazendo, surge a “doença”, a omissão, que poderá ser “combatida” através de um “remédio” chamado Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão, de forma concentrada no STF".

  • Diferenças:

No controle de constitucionalidade por omissão, a competência será do Supremo Tribunal Federal. Já no caso do mandado de injunção, a competência não é exclusiva do Supremo Tribunal Federal, mas esta a exerce sob a forma de competência originária (art. 102, q), ou sob a forma de competência derivada em recurso ordinário (art. 102, II, a). 

A Ação direta de inconstitucionalidade por omissão é uma forma de controle concentrado e abstrato. O mandado de injunção é controle difuso e concreto.

Quanto à legitimidade ativa, são legitimados para proporem ação direta de inconstitucionalidade por omissão todos aqueles elencados no artigo 103 da Constituição Federal. Já mandado de injunção qualquer pessoa será titular da ação.

A ADIn por omissão é cabível contra qualquer omissão inconstitucional. Já o mandado de injunção possui cabimento somente naquelas omissões contidas no artigo 5º, LXXI, da Constituição Federal.

A decisão de mérito da ação direta de inconstitucionalidade por omissão possui efeito erga omnes, enquanto que o mandado de injunção possui efeito inter partes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais