Buscar

Quais os princípios constitucionais que amparam a tese sustentada pelo filho? Justifique.

Pagar pensão alimentícia e cumprir as ordens de um juiz já não faz de um pai uma pessoa responsável aos olhos da lei. Quem não dá carinho, atenção e não cuida da educação do filho agora pode parar no banco dos réus. Desde que um rapaz de Belo Horizonte, Alexandre Batista Fortes, de 23 anos, entrou com um processo contra o próprio pai por abandono, em 2000, a justiça brasileira se vê às voltas com um tema delicado, complexo e difícil de quantificar uma indenização.

Hoje já são três os casos no país. Em comum os filhos tiveram seu apelo reconhecido pelos juízes.(...) Se ganhar, Alexandre receberá R$ 52 mil, valor estabelecido pela Justiça. As três ações tiveram como argumento os danos morais.

(...)

💡 3 Respostas

User badge image

HENRIQUE PIVEN

reformule sua pergunta caso aula qual é como ér a pergunta esta confuso

0
Dislike1
User badge image

Márcia Passalini

Leia a descrição abaixo da pergunta...

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O princípio da dignidade da pessoa humana:

Segundo Vinícius Campelo, "considerando que a família é a base da sociedade e do Estado, além de ser indispensável ao desenvolvimento integral do ser humano, não se pode organizar sem levar para o centro de sua organização o princípio da dignidade da pessoa humana."

O princípio da proteção integral à criança e ao adolescente:

A doutrina da proteção integral assegura entre os direitos fundamentais da criança e do adolescente o direito à vida, à saúde, à educação, à liberdade, ao respeito, à dignidade, juntamente com o convívio familiar. O pai, ao abandonar seu filho (criança ou adolescente), está violando este princípio.

O princípio da convivencia familiar:

É um direito que tem o filho, e um dever imposto à família, pois é por meio da convivência familiar que se constrói o amor, o afeto e todas as necessidades que uma criança tem para que cresça de forma saudável, tanto fisicamente, quanto emocionalmente.

O princípio da paternidade responsável:

Paulo Lobo afirma: "entendemos que o princípio da paternidade responsável estabelecido no art. 226 da Constituição não se resume ao cumprimento do dever de assistência material. Abrange também a assistência moral, que é dever jurídico cujo descumprimento pode levar a pretensão indenizatória”.

O princípio da afetividade:

Ainda que não haja amor, sentimento que a lei não pode fazer surgir nos membros da sociedade, exige-se que haja presença e participação dos pais na vida dos infantes.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais