Buscar

Sobre o mandado de segurança, responda; quais são as hipóteses de cabimento ?

💡 2 Respostas

User badge image

Aldo Sodré

Nos termos do art. 1° da Lei 12.016/2009, conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofre-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O Mandado de Segurança está previsto no art. .5º, LXIX e LXX da CRFB/1988, e na Lei nº 12.016/09.

“Art. 5.º LXIX, CRFB – conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”.

“Art. 5.º LXX, CRFB – o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

a) Partido político com representação no Congresso Nacional;

b) Organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesse de seus membros ou associados”.

"Art. 1o da Lei 12.016/09. Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça."

Notamos, portanto, que o Mandado de Segurança é residual, vez que só pode ser utilizado quando o direito não for amparado por habeas corpus ou habeas data.

Direito líquido e certo é aquele que é incontestável, com prova pré-constituída.

Ademais, o Mandado de Segurança somente pode ser utilizado dentro do prazo decadencial de 120 (cento e vinte) dias, contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado.

"Art. 23.  O direito de requerer mandado de segurança extinguir-se-á decorridos 120 (cento e vinte) dias, contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais