Buscar

Qual o potencial de equilíbrio para o sódio e potássio na célula? Qual a importância desses potenciais para a célula?

💡 3 Respostas

User badge image

Priscila G S

Toda do mundo. A geração de energia na célula e o transporte realizado pelas proteínas carreadoras depende desse potencial. Um equilíbrio fisico e e energeticamente favorável ocorre quando o sódio ende a ficar em maior quantidade do lado de fora da célula. E é o funcionamento dessa bomba que faz com que a célula possa obter energia sem alterar seu estado fisico-biológico. Essa bomba mantém a concentração iônica estável e é necessária para o funcionamento de musculos estriados e esqueléticos, e neurônios.

Aconselho à vc que dê uma olhada no ALBERTS, fundamentos da célula. Tem tudo explicadinho lá. Espero ter ajudado. 

Att, 

1
Dislike0
User badge image

Leonardo Oliveira

Sem dúvida, é um dos processos mais importantes de todo nosso organismo. Para a concentração de energia dentro da celula sem que a mesma mude sua conformação é necessário bombear o sódio em maior quantidade para fora da célula e o potássio para dentro. Isso é realizado pelo transporte ativo da membrana plásmatica usando moleculas de ATP. O bom funcionamento da Bomba de S&P já demonstra em si seu potencial, pois acarreta diversas reações como algumas detalhadas pela garota na resposta retro. Espero ter ajudado também.

att,

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sabemos que os potenciais de equilíbrio de potássio de cerca de -80 milivolts (dentro negativo) são comuns. Diferenças são observadas em diferentes espécies, diferentes tecidos dentro do mesmo animal, e os mesmos tecidos sob diferentes condições ambientais. Aplicando a Equação de Nernst abaixo, pode-se explicar essas diferenças por mudanças na concentração relativa de K + ou diferenças na temperatura.

E _ {{eq, K ^ {+}}} = 61.54mV \ log {\ frac {[K ^ {+}] _ {{o}}} {[K ^ {+}] _ {{i}}} }


Da mesma forma, o potencial de equilíbrio para o sódio (Na + ) na temperatura normal do corpo humano é calculado usando a mesma constante simplificada. Você pode calcular E assumindo uma concentração externa, [K + ] o , de 10mM e uma concentração interna, [K + ] i , de 100mM. Para íons cloreto (Cl - ), o sinal da constante deve ser invertido (−61,54 mV). Se calcular o potencial de equilíbrio para o cálcio (Ca2 + ), a carga 2+ reduz a constante simplificada para 30,77 mV. Se trabalhando à temperatura ambiente, cerca de 21 ° C, as constantes calculadas são aproximadamente 58 mV para K + e Na + , −58 mV para Cl -e 29 mV para Ca 2+ . Em temperatura fisiológica, cerca de 29,5 ° C, e concentrações fisiológicas (que variam para cada íon), os potenciais calculados são aproximadamente 67 mV para Na + , -90 mV para K + , -86 mV para Cl - e 123 mV para Ca 2 + .


Portanto, a importância desses potenciais para a célula reside no fato de que para a maioria das células animais, os íons potássio (K + ) são os mais importantes para o potencial de repouso. Devido ao transporte ativo de íons de potássio, a concentração de potássio é maior dentro das células do que no exterior. Dessa forma, a maioria das células possui proteínas de canais iônicos seletivos de potássio que permanecem abertas o tempo todo. Devido à isso, haverá movimento líquido de íons de potássio positivamente carregados através desses canais de potássio, com um acúmulo resultante de excesso de carga negativa dentro da célula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais