Buscar

O que se entende por "fato social total"?

Qual o conceito e qual o fundamento teórico em seu estudo nas Ciências Sociais?

💡 5 Respostas

User badge image

Giovani Zancan

Bom dia,

 

Para o autor Marcelo Mauss, fato social total é uma totalidade concreta em que a mesma pessoa pode desempenhar vários papéis sociais. 

O social é um todo, englobando diferentes tipos de relacionamento entre indivíduos e entre o mundo que os abrange. Logo o real social tem uma série de dimensões que tanto podem interessar à economia como à geografia, à história, à psicologia, à sociologia, etc. por serem tão complexas e envolverem tantas interacções, o que significa que estas não se devem dividir em campos de estudo distintos porque a realidade social é indivisível, ou por outra, é uma unidade do social.

Apesar do objecto real ser o mesmo para todas as áreas das Ciências Sociais, o objecto de estudo (científico) é específico para cada uma delas. A compreensão da realidade como um todo, só será devidamente alcançada mediante a interacção de todas as ciências.

Referências:

Diponível em: http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_5391/artigo_sobre_conceito_do_facto_social_total. Acesso em 04 de junho de 2016

3
Dislike0
User badge image

Samara Siqueira

FATO SOCIAL TOTAL

 

A noção de "fato social total" (ou "fenômeno social total", na tradução brasileira) foi inicialmente formulada por Marcel Mauss no célebre Ensaio sobre a dádiva, publicado originalmente em 1925. Trata-se de uma noção central do pensamento maussiano, e que é um desdobramento da noção anteriorde "fato social".

Mauss entendeu que a lógica mercantil moderna não substitui as antigas formas de constituição dos vínculos e alianças entre os seres humanos e constatou que tais formas continuam presentes nas sociedades modernas. Semelhantes modalidades de trocas aparecem, para ele, como um fato social total que se revela a partir de duas compreensões do total: totalidade no sentido de que a sociedade inclui todos os fenômenos humanos de natureza econômica, cultural, política, religiosa entre outros sem haver nenhuma hierarquia prévia que justifique uma economia natural que precederia os demais fenômenos sociais. Totalidade, também, no sentido de que a natureza desses bens produzidos pelos membros das comunidades não é apenas material, mas também e sobretudo simbólica.
De modo geral, pode ser dizer que "fato social total" são fenômenos, que seja na sua estrutura própria, seja nas suas relações e determinações, possuem inplicação simultanea em vários níveis da realidade social.

 

REFERÊNCIAS:

MARTINS, Paulo Henrique. A Sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, simbolismo e associação. Pernambuco, 2005. 

GASTALDO, Édison. O fato social total brasileiro: uma perspectiva etnográfica sobre a recepção pública da copa do mundo no Brasil. Porto Alegre, 2013.

 

2
Dislike0
User badge image

Samara Siqueira

Bem, isso é o que tenho sobre o assunto, talvez possa te ajudar! Bjs...

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais