Buscar

Posse, propriedade, vizinhança e condomínio. Uma explicação resumida ora cada

💡 2 Respostas

User badge image

Nilson Junior

Muito bom!

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Posse: no Brasil, adotamos a teoria objetiva de Ihering, segundo a posse é aquela que ocorre quando há não apenas o contato físico entre o sujeito e a coisa, mas um verdadeiro comportamento de dono, exercendo poder direto, administrando, dentre outros. Assim, posse é uma situação fática que determinado indivíduo possui sobre a coisa em razão de uma relação socioeconômica específica.

Propriedade: é situação jurídica; um direito real que confere ao proprietário o direito de usar, gozar, dispor e reivindicar determinada coisa, devendo exercê-la conforme sua função social (art. 1.228, caput e §1º, do CC).

Direito de vizinhança: são direitos que possibilitam a convivência entre sujeitos que possuem coisas vizinhas, ou seja, com limites próximos. É o que regulará situações em que ocorrem transtornos limítrofes, ecitando o uso nocivo da propriedade e admitindo a harmonia entre aqueles que convivem em proximidade.

Condomínio: ocorre quando determinada coisa pertence (está sob domínio) de mais de uma pessoa, possuindo todas elas direitos iguais no plano ideal e sobre cada uma das partes individualizadas, ainda que distintas em proporção entre si.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais