Buscar

Explique o comportamento cinemático e cinético da articulação do ombro

"A articulação do ombro é uma das mais móveis do corpo humano sendo utilizadas nas atividades da vida diaria e gestos esportivos". Explique o comportamento cinemático e cinético da articulação do ombro

💡 2 Respostas

User badge image

Yvo Bessa

VTNC

1
Dislike0
User badge image

Araújo Araújo

Os movimentos amplos, executados pelos membros superiores, são comandados e orientados a partir do próprio tronco, ao qual se ligam através do ombro. Músculos especiais colaboram na movimentação e ajudam a manter a estabilidade dos grupos articulares pelos quais são responsáveis.

A clavícula une-se à omoplata e ao esterno, na articulação do ombro, e torna possíveis todos os movimentos típicos das diartroses: a clavícula sobe, abaixa, avança, retrocede e ainda faz movimentos de circundação.

Outra articulação liga o úmero – osso do braço – ao ombro propriamente dito; é uma das articulações mais móveis e permite todos os movimentos típicos de modificação da posição do membro superior em relação à linha do tronco. Os movimentos feitos na raiz do membro são muito importantes para dar à mão toda a liberdade necessária para executar suas funções de preensão.

Com esse mesmo objetivo de oferecer grande amplitude de movimentos, entra em ação um terceiro grupo articular: o do cotovelo, que liga o braço ao antebraço. Nesse grupo há articulações de dois tipos, que permitem dobrar o braço, no movimento de flexão e extensão, e que ainda são responsáveis pela rotação, que torna possível virar a palma da mão para dentro ou para fora. Para dobrar o braço, os dois ossos do antebraço movem-se como um só, no mesmo eixo.

Isso pontue o rádio é unido ao cúbito, por articulações, nas duas extremidades: junto ao cotovelo e junto ao pulso. Um quinto grupo de articulações une a mão ao antebraço: é o pulso, tecnicamente denominado articulação radio carpina. Efetua os movimentos típicos das diartroses e dá à mão toda a flexibilidade indispensável para executar suas funções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais