A maior rede de estudos do Brasil

APOL 4 - ADMINISTRAÇÃO - INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO - VAMOS NOS AJUDAR?

APOL 4

 

 

Questão 1/5

Leia as asserções a seguir:

Em um passado recente, em torno de 10/20 anos, o termo intraempreendedor não era tão presente na literatura que tratava de temas relacionados ao empreendedorismo, ele ganhou destaque a partir do momento em que as empresas deixaram de ver seus trabalhadores como Recursos e optaram em enxergá-lo como pessoa.

Porque

Até então o único termo conhecido era empreendedor, que na visão clássica, define quem compra ou monta uma empresa. E essa alteração de visão sobre o colaborador, denominando-o também como intraempreendedor, dando-lhe mais importância, ocorreu porque as empresas passaram a vê-lo como alguém que poderia contribuir de forma mais significativa para o sucesso do empreendimento do qual fazia parte como empregado.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:

A

As assertivas I e II são falsas;

B

As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.

C

A assertiva I está correta e a II é falsa.

D

A assertiva I está incorreta e a II correta.

E

A assertiva II está correta e se contrapõe a I

 

 

 

 

Questão 2/5

Assinale abaixo a alternativa que contemple os setores da economia:

A

Primário, Terceirizado e Estatal

B

Primário, Secundário e Privado

C

Principal, Governamental e Privado

D

Primário, Secundário e Terciário

E

Privado, Público e Estatal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 3/5

Para ADIZES (2004) há vários estágios no ciclo de vida das organizações, cada ciclo traz consigo algumas características peculiares, bem como, formas de gestão distintas.  Fonte: ADIZES, I.; Os Ciclos de Vida das Organizações. São Paulo: Editora Pioneira, 2004.

Assinale abaixo a alternativa que contemple adequadamente os ciclos descritos por ele:

A

(   ) Namoro; Infância; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte.

B

Namoro; Infância; Toca-toca; Adolescência; Maturação; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte.

C

) Paquera; Infância; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia Forte; Burocracia e; Morte.

D

Namoro; Nascimento; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia Clássica; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte.

E

Namoro; Infância; Troca-troca; Adolescência; Plenitude; Segura;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte.

 
       

 

 

 

 

 

 

Questão 4/5

Um problema comum para inúmeros empreendedores sempre foi a obtenção de recursos financeiros para custear seus projetos, seus empreendimentos. Tomar dinheiro emprestado de um banco pode ser algo arriscado e caro, principalmente quanto se precisa de vários milhões de reais ou mesmo de alguns bilhões.

Neste sentido, examine as opções abaixo e identifique a única que se refere às vantagens que o mercado de capitais oferece às sociedades anônimas abertas.

A

O investidor que adquire ações de uma companhia na Bolsa de Valores poderá ter a oportunidade de obter rendimentos muito superiores aos índices de inflação.

B

Vendendo seus papéis na Bolsa de Valores, a companhia poderá captar recursos sem ter que prestar contas à Comissão de Valores Mobiliários.

C

O mercado de capitais pode ser uma forma mais barata para a empresa captar recursos, emitindo debêntures.

D

Com o fim da Bolsa de Valores de São Paulo, o mercado de capitais se tornou a única opção para a captação de recurso, além dos empréstimos bancários.

E

O mercado de capitais, com seus inúmeros operadores, permite ao empreendedor adquirir máquinas e equipamentos em grandes quantidades e por preços atrativos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 5/5

Na visão econômica liberal existe a crença de que as distorções que venham a atingir a atividade econômica serão naturalmente corrigidas por uma espécie de “mão invisível” que, movida pela oferta e pela procura, em um ambiente de livre iniciativa, reequilibra o estado das coisas. Contudo, Você já estudou sobre as origens e a natureza do mercado, assim como as vantagens que os economistas liberais atribuem à livre concorrência. Contudo, no mundo real, a experiência parece mostrar que a liberdade aplicada em excesso muitas vezes leva ao surgimento de oligopólios, trustes e carteis.

Sobre este aspecto, identifique entre os exemplos hipotéticos abaixo situações que estejam relacionadas com as figuras dos oligopólios, trustes e carteis.

I- Quatro empresas, já detendo a maior parte do mercado de sabão em pó, combinam-se para estabelecer preços elevados que lhe garantam elevadas margens de lucro.

II- Uma empresa faz propaganda enganosa sobre as qualidades dos seus produtos, atribuindo a eles qualidades que não possuem.

III- Duas empresas do mercado de cimento do estado de São Paulo se unem para impedir que uma empresa estrangeira consiga se estabelecer na região. Para tanto, compram insumos que seriam necessários para o funcionamento da nova rival.

IV- Uma empresa finge ter parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para convencer pessoas idosas a pegarem dinheiro emprestado.

São corretas as afirmativas:

A

Afirmativas I e III, apenas.

B

Afirmativas II, III e IV, apenas.

C

Afirmativas I e IV, apenas.

D

Afirmativas  I, II e IV, apenas.

E

Afirmativas II e III, apenas.

 

AdministraçãoUNINTER

10 resposta(s)

User badge image

Adriana

Há mais de um mês

desculpe não especifiquei é da questão (1)
desculpe não especifiquei é da questão (1)
User badge image

Jennerson

Há mais de um mês

CHEGUEI A ESTAS RESPOSTAS... ALGUÉM CONCORDA?

1 - B

2 - D

3 - A

4 - C

5 - A

User badge image

LuSouza*

Há mais de um mês

Questão 1/5 - B ) As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.

Questão 2/5 - D) Primário, Secundário e Terciário

Questão 3/5 -  A) Namoro; Infância; Toca-toca; Adolescência; Plenitude; Estabilidade;Aristocracia; Burocracia incipiente; Burocracia e; Morte.

Questão 4/5 - C)  O mercado de capitais pode ser uma forma mais barata para a empresa captar recursos, emitindo debêntures.

Questão 5/5 - A) Afirmativas I e III, apenas. 

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes