Buscar

O que é uma coisa Positivada?

Coisa tipo uma constituição, uma lei...

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A Positivação, representa o nascimento do elemento mais incisivo e prevalecente para tomada de decisões em Sociedade, justamente o Texto Normativo, ou seja, uma construção gramatical que limita a liberdade de manobra de atuação das pessoas em Sociedade, amarrando as expectativas quanto às consequências de ações dentro da tradição interpretativa de sua construção semântica

Um determinado preceito positivo não se confunde com a Norma Jurídica resultante, a qual depende do contexto e dos demais elementos incidentes na atividade interpretativa, de modo a recomendar que o cientista do Direito (e notadamente os profissionais da área) não troquem inadvertidamente um conceito por outro, da mesma forma que a prática da experiência os ensinou a evitar confundir outros conceitos aparentemente intercambiáveis, como os de processo e procedimento ou de discricionariedade e arbitrariedade.

Ademais, podem existir Normas Jurídicas independentemente da existência de um dispositivo escrito, desde que não haja previsão positiva específica pertinente para resolução de determinado caso concreto, hipótese em que o intérprete e aplicador empregará outras Fontes Jurídicas para deliberar (principiologia, precedentes jurisprudenciais, ensinamentos doutrinários etc). Com efeito, “o importante é que não existe correspondência entre norma e dispositivo, no sentido de que sempre houver um dispositivo haverá uma norma, ou sempre que houver uma norma deverá haver um dispositivo que lhe sirva de suporte”

Referência

ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 10 ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

 

GÜNTHER, Klaus. Teoria da argumentação no direito e na moral: justificação e aplicação. Tradução de: Claudio Molz. São Paulo: Landy, 2004. Título original: Der Sinn fur Angemessenheit: Anwendungsdiskurse in Moral und Recht.

 

PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 12 ed. rev. São Paulo: Conceito, 2011.

 

POSNER, Richard Allen. Direito, pragmatismo e democracia. Tradução de: Teresa Dias Carneiro. Rio de Janeiro: Forense, 2010. Título original: Law, pragmatism and democracy.

 

_____. Problemas de filosofia do direito. Tradução de: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Título original: The problems of jurisprudence.

 

WARAT, Luis Alberto. O direito e sua linguagem. 2 ed. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1995.

ZANON JUNIOR, Orlando Luiz. Direitos humanos e moral: os valores morais nas fases de positivação e de aplicação dos direitos humanos. Sequência, Florianópolis. n. 60, p. 109-132, 2010. 

 

0
Dislike0
User badge image

Huggo Leonardo

Coisa positivada é qualquer norma que está expresso, escrito no nosso ordenamento juridico, desde uma emenda à constituição até um decreto.

Coisa positivada está ligada à coisa escrita, com validade dentro do ordenamento juridico.

12
Dislike0
User badge image

Tatiane Nascimento

Olá João! Tudo bem?

Positivada, em Direito, significa ESCRITA; concreto, gravado. Pense que o Direito Positivo é o conjunto de normas de um determinado ordenamento jurídico que rege um povo em um determinado território, em uma época espefíca, diretamente ligado ao conceito de VIGÊNCIA

Bons estudos para você!

3
Dislike0
User badge image

Ely Guimaraes

Positivada é tudo aquilo que está POSTO, escrito, gravado. No início tinhamos somente o Direito Natural, que é o Direito inerente a natureza humana, direitos inerentes ao homem: direito à vida, à liberdade, etc...geralmente baseados em costumes (Direito Consuetudinário) e na Moral, inobstante, com o passar dos tempos a humanidade sentiu a necessidade de Normatizar estes e outros direitos, e começou a Positivá-los (escrevê-los) para dar uma maior segurança jurídica, assim ninguém poderia alegar que desconhecia o Direito para a praticar um crime. A necessidade de coerção da norma, fez surgir o Direito Positivo. Mas isso não quer dizer, que o direito positivo, seja contraditório ao Direito Natural, muito pelo contrário, um alia-se ao outro com o intuito de atingir o DEVER SER do Direito.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais