Buscar

Como entender melhor o prazo prescricional? Sua função e como pode ser utilizado.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

O prazo prescricional existe para livrar a cara do autor do crime ou contravenção. Não só é importante sair do flagrante como também permanecer distante fisicamente do processo, no intuito de se conseguir escapar da aplicação do "jus puniendi" estatal. Já fui assistente de acusação no Tribunal do Juri em um caso onde o réu foi preso 19 anos depois de condenado - homicídio qualificado, ele deu no pé - então nesse caso temos a precrição da pretensão executória, mas tem a pretensão punitiva também. É importante conhecermos cada modalidade de prescrição e seus prazos e nunca confundir esse instituto de Direito Processual com a decadência. 

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Prescrição é ato-fato jurídico cujo suporte fático se dá em razão da inércia de alguém em exercer sua pretensão durante certo lapso temporal. Ela impede o exercício do direito por conta da inação do seu titular.

Assim, a prescrição tem seu início no momento em que o direito é violado, estando referida a direitos prestacionais, e resulta exclusivamente da lei.

Os prazos prescricionais, concentrados nos artigos 205 e 206 do CC/02 são necessariamente contados em anos, estão sujeitos a impedimento, suspensão e interrupção e não podem ser alterados pela vontade das partes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais