Buscar

Os mosquitos da dengue transgênicos que estão sendo soltos em SP podem ser considerados biorremediadores?

💡 2 Respostas

User badge image

Direito 2017 1

Não, pois Biorremediadores são aqueles utilizados para a remoção de poluentes do meio ambiente degradado, são usados, geralmente microorganismo ou plantas com o objetivo de reestabelecer o original equilíbrio ecológico.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para respondermos essa questão, analisaremos o conceito envolvido em biorremediação. A biorremediação é termo usado para designar o uso de organismos vivos ( Agentes biológicos degradadores - Exemplo: microorganismo, plantas e fungos) para combater a contaminação de ambientes por substâncias tóxicas (poluição). Essa prática se mostra eficiente por usar métodos naturais para atenuar ou até mesmo erradicar uma possível contaminação do ambiente em questão. Exemplos clássicos são as descontaminações de águas, como mercúrio e petróleo em rios e oceanos.

No nosso caso, o mosquito da dengue transgênico é uma forma de controle biológico para evitar a proliferação do mosquito da dengue na região de São Paulo. O problema enfrentado pode ser descrito como um desequilíbrio ecológico, muito em função da ação humana no ambiente. A utilização do termo "biorremediadores" não é adequada no caso dos mosquitos transgênicos quando são levados em consideração o problema e a medida adotada, por não se tratarem de uma contaminação e de uma forma de combate utilizando agentes biológicos degradadores.

Um resumo do conceito de biorremediadores pode ser encontrado no vídeo da referência [01] e para uma análise mais profunda da aplicação do conceito, as referências [02] e [03] são indicadas. 

Já para o caso do mosquito da dengue transgênico, as referências [04], [05] e [06] descrevem com detalhes a ponto de permitir uma comparação com o conceito de biorremediadores.

Fontes:

[01] https://www.youtube.com/watch?v=GacduRCtTVg . Acesso em 2 de agosto de 2018, às 17:00.

[02] https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/4818/2993 . Acesso em 2 de agosto de 2018, às 17:00.

[03] https://revistas.ufrj.br/index.php/oa/article/viewFile/7128/5709 . Acesso em 2 de agosto de 2018, às 17:00.

[04] https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/06/1891475-liberacao-de-mosquitos-transgenicos-contra-dengue-e-zika-avanca-no-pais.shtml . Acesso em 2 de agosto de 2018, às 17:00.

[05] https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mosquito-dengue-transgenico.htm . Acesso em 2 de agosto de 2018, às 17:00.

[06] https://super.abril.com.br/ciencia/a-era-dos-mosquitos-transgenicos/ . Acesso em 2 de agosto de 2018, às 17:00.

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais