Buscar

pessoal alguem pode me dizer ou me enviar o se guinte tema:quais os Poderes das associações e do cidadão na esfera judicial e extrajudial?

💡 2 Respostas

User badge image

Leeh Sardo

S

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

 

Algumas das principais legitimidades / atribuições das associações são:

  • Impetrar Mandado de Injunção Coletivo (art. 12, III, Lei 13.300/2016)
  • Impetrar Mandado de Segurança Coletivo (art. 21, Lei 12.016/09)
  • Ajuizar Ação Civil Pública (art. 5º, V, Lei 7.347/85)
  • Ingressar nas ações em curso na qualidade de amicus curiae (art. 138, caput, CPC)
  • Propor ação de usucapião especial urbana (art. 12, III, Lei 10.257/01)
  • Participar de audiências públicas e debates relacionados ao processo de elaboração do plano diretor.

 

O cidadão, por sua vez, pode:

  • Ajuizar ação popular (art. 1º, caput, Lei 4.717/65)
  • Impetrar Habeas Data
  • Impetrar Habeas Corpus
  • Impetrar Mandado de Segurança
  • Exercer o direito de sufrágio
  • Participar do Referendo, do Plebiscito e da iniciativa popular de lei
  • Participar de audiências e debates organizados pela administração pública

 

Lei 13.300/2016

Art. 12.  O mandado de injunção coletivo pode ser promovido:

III - por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos 1 (um) ano, para assegurar o exercício de direitos, liberdades e prerrogativas em favor da totalidade ou de parte de seus membros ou associados, na forma de seus estatutos e desde que pertinentes a suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização especial;

 

Lei 12.016/09

Art. 21.  O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legítimos relativos a seus integrantes ou à finalidade partidária, ou por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 (um) ano, em defesa de direitos líquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes às suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização especial. 

-

Lei 7.347/85

Art. 5o  Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar:

V - a associação que, concomitantemente:

a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil;

b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência, aos direitos de grupos raciais, étnicos ou religiosos ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. 

-

Código de Processo Civil

Art. 138. O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação.

-

Lei 10.257/01

Art. 12. São partes legítimas para a propositura da ação de usucapião especial urbana:

III – como substituto processual, a associação de moradores da comunidade, regularmente constituída, com personalidade jurídica, desde que explicitamente autorizada pelos representados.

Art. 40. O plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana.

§ 4o No processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantirão:

I – a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade;

-

Art. 1º Qualquer cidadão será parte legítima para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios, de entidades autárquicas, de sociedades de economia mista (Constituição, art. 141, § 38), de sociedades mútuas de seguro nas quais a União represente os segurados ausentes, de empresas públicas, de serviços sociais autônomos, de instituições ou fundações para cuja criação ou custeio o tesouro público haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita ânua, de empresas incorporadas ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, e de quaisquer pessoas jurídicas ou entidades subvencionadas pelos cofres públicos.

Importante ressaltar que esses poderes não são taxativos, e sim exemplificativos.

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais