Buscar

qual a diferença entre pinocitose e fagocitose??

discriminado cada significado 

💡 51 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Pinocitose e fagocitose são dois principais tipos de endocitose, ou seja, um processo de captação celular de substâncias, moléculas ou até eventuais outras células. A pinocitose diz respeito à ingestão celular de fluidos e solutos por meio de pequenas vesículas. Nesse momento o alimento que é absorvido é armazenado em uma bolsa chamada de pinossonmo. Essa bolsa por sua vez irá armazenar o alimento que mais tarde será aproveitado e digerido pelas células. Esse processo é muito importante para o organismo humano, em especial nas células do intestino. Por sua vez, na fagocitose ocorre a ingestão de moléculas grandes, como microrganismos ou células mortas, por meio de grandes vesículas (fagossomos). Nesse processo o organismo engloba as células maiores e sólidas, as quais também servirão de alimento. De maneira semelhante a pinocitose, nesse caso o alimento também fica em uma espécie de membrana armazenado, porém a diferença é que a digestão ocorre através dos lisossomos.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Existem dois tipos de endocitoses:

- Fagocitose: a célula irá “ingerir” substâncias ou partículas grandes, que podem ser vistas ao microscópio óptico. O citoplasma com a ajuda do citoesqueleto irá empurrar a membrana formando proeminências semelhantes a braços – os pseudópodes.  Essas estruturas envolverão a partícula como em um abraço. As membranas de cada pseudópode se fundirão e formarão uma cavidade no interior da célula – o fagossomo.

- Pinocitose: a célula irá capturar líquidos e moléculas grandes dissolvidas em água. Para isso, ela irá formar invaginações na membrana (reentrâncias para dentro da célula) que, após capturar o líquido, terão suas extremidades fundidas e assim irão formar cavidades no interior da célula. Estas cavidades são chamadas de pinossomos. Da mesma maneira que na fagocitose, o lisossomo se fundirá ao pinossomo formando um vacúolo digestivo e, assim, as partículas pinocitadas serão digeridas.

22
Dislike2
User badge image

Cauana Neis

De uma maneira bem simples, fagocitose é o englobamento de partículas grandes e sólidas pela célula; pinocitose é o englobamento de partículas líquidas pela célula.

22
Dislike0
User badge image

Camilla Santos

 

Fagocitose - Processo utilizado pela célula para englobar partículas sólidas, que lhe irão servir de alimento. A célula produz expansões da membrana plasmática (pseudópodes) que envolvem as partículas e as englobam. Primeiramente, a partícula fica em uma bolsa que recebe o nome de fagossomo.

Pinocitose - Processo semelhante ao da fagocitose, pelo qual certas células ingerem líquidos ou pequenas partículas através de minúsculos canais que se formam em sua membrana plasmática. Quando as bordas desse canal se fecham, contendo o alimento em seu interior, forma-se uma bolsa membranosa chamada de pinossomo.

11
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais