Buscar

Piramide de hans kelsen

Gostaria de saber mais sobre a hans kelsen.

💡 5 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

A pirâmide normativa de Kelsen representa um sistema no qual há normas de hierarquia diversas. No topo da pirâmide estaria a Constituição. Em nível intermediário estão as leis. Em níveis inferiores os decretos editados pelo Poder Executivo, por exemplo.

As normas de hierarquia inferior, portanto, deverão observar e respeitar as de hierarquia superior, buscando sua validade nelas.

Segundo Jean Moreira, "se uma norma inferior entra no ordenamento jurídico e viola a superior, aquela não pode ser apta a produzir efeitos jurídicos. Se a norma superior é inaugurada no sistema normativo e viola a inferior, ocorre a ab-rogação (revogação integral) ou derrogação (revogação parcial) desta".

3
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Sugiro consultar a sua principal obra (link abaixo).

https://www.passeidireto.com/arquivo/23552610/hans-kelsen-livro-teoria-pura-do-direito

Especificamente sobre a pirâmide, Kelsen é autor clássico da ideia de subordinação entre as obras do ordenamento jurídico. Todas se subordinam à Constituição Federal e existe uma escala de importância e prioridade entre elas.

2
Dislike0
User badge image

Mayara Mota

Discordo, Ricardo. Estudamos a pirâmide de Kelsen para entender melhor o ordenamento jurídico e se ele não fosse de relevância, os professores não nos ensinariam a partir dele.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes