Buscar

Biologia celular

qual importância de estudar biologia celular?

descreva os 5 tipos de lipídeos, função e exemplos?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

A Biologia Celular, anteriormente denominada Citologia, é a área da Biologia relacionada ao estudo das células, tanto eucariontes quanto procariontes; tanto de organismos unicelulares quanto de multicelulares. Seu início só se deu a partir da criação dos microscópios – invenção esta que teve como precursores os holandeses Francis e Zacarias Janssen, em 1590. 

A partir desta definição, podemos perceber que esta ciência se atém às características gerais, evolução, componentes químicos, especializações, estruturas, permeabilidade, regulação, diferenciação, interação, divisões, ciclo vital, funções, diferença entre tipos celulares, dentre outros aspectos relacionados às células ou ao estudo destas, como a microscopia e técnicas de preparo de material biológico. 

Considerando que as células são fatores que diferenciam o que é vida do que não possui vida - sendo a unidade estrutural e funcional básica de qualquer ser vivo, da mesma forma que o átomo é a unidade fundamental das estruturas químicas - podemos dizer que compreender a Biologia Celular é conhecer aspectos diversos intrínsecos à vida. 

fonte:

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/citologia.htm

 

Caracterizam-se pelas seguintes propriedades: 1) Relativamente insolúvel em água; 2) Relativamente solúvel em éter, clorofórmio, benzeno e alguns alcoóis.

exemplos:

Gorduras: ác. graxos+glicerol( funçao acumulo energia nas células gordurosas)

Fosfolipídios:eag + álcool+ á c.fosfórico+amino álcoo( fazem parte da membrana plámatica)

Colesterol – precursor de hormônios e constituinte da bile.

terpanoides, como sumo da laranja, serve para espantar insetos.

ceras, impermeabiliza superficie de certas plantas.

fonte:

http://www.fsp.usp.br/~marlyac/lipideos.pdf

3
Dislike0
User badge image

Rosana Santos

A partir do estudo da biologia celular é possível, compreender como um ser vivo é formado desde de antes da sua concepção, como ocorre o seu crescimento e desenvolvimento. Além de ser essencial em inúmeras pesquisas em diversas áreas ( saúde humana, de animais e plantas, desenvolvimento da agricultura, estudo e detecção de doenças, alimentação etc.)
O estudo da biologia celular está intimamente ligado com outras áreas como química, genética, biologia molecular entre outras.
2
Dislike0
User badge image

Anderson Queiroz

Obrigado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais