Paulo foi preso em flagrante por tráfico de drogas no dia 27 de dezembro de 2006. No dia 09 de junho de 2007, foi condenado a 10 anos. Quanto tempo de pena Paulo precisará cumprir para obter progressão para o regime aberto?
Tatiane Nascimento
Olá Carlos! Tudo bem?
É interessante lembrar que a Legislação Penal brasileira adota o sistema progressivo de penas materializado no art. 112 da LEP e 33, §2° do CP. Para que esta ocorra, é necessário a presença de dois requisitos:
O requisito objetivo dependerá da natureza do crime. Os crimes "comuns" deverão ter cumprido 1/6 da pena... Porém, os chamados crimes hediondos ou equiparados - que dentre eles, tráfico de drogas - se primário, 2/5 da pena; de reincidente, 3/5.
A sua pergunta é quando ele progredirá para o regime aberto. Vale ressaltar que a doutrina majoritária e jurisprudência vedam a chamada Progressão por Salto - Súmula 419 do STJ: "é inadmissível a chamda progressão per saltum de regime prisional".
Suponhamos que ele não seja reincidente...
09 de junho de 2007 a 27 de dezembro de 2006 = 5 meses e 13 dias: este período será descontado (detração);
10:5=2. 2.2=4. Ou seja, 2/5 são 4 anos;
4 anos - 5 meses e 13 dias = 3 anos, 6 meses e 17 dias;
09 de junho de 2007 + 3 anos, 6 meses e 17 dias:
Para obter a progressão de regime para o semiaberto, caso haja também os requisitos subjetivos, será aprox. em 26/12/2010.
Após subtrair o tempo cumprido, restarão 7 anos, 6 meses e 17 dias. Agora é só calcular 2/5 deste tempo! E aí haverá o cumprimento do regime aberto...
NÃO TENHO CERTEZA de que meus cálculos estão certo, portanto...
Se alguém quiser contribuir e me corrigir... Hehe, fique à vontade!
Carlos, espero tê-lo ajudado! E, caso consiga a resposta certa, divulgue aqui para a gente!
Bons estudos. :)
Carolina Barros
Em regra para progredir de regime é necessario o cumprimento de um sexto da pena .. ai é so fazer as contas ..
Espero ter ajudado ..
Carlos Henrique Panhan
Boa a resposta Tatiane, porém em se tratando de Direito Penal, temos que lidar com a irretroatividade da Lei, o que implica na observância da data dos fatos para saber qual dispositivo será aplicado.
Me aprofundando mais no assunto constatei que a Lei 8072/90 que trata dos crimes hediondos, em sua redação original, o §1º do inciso II do art. 2º, vedava a progressão de regime. A previsão de progressão de regime na lei de crimes hediondos apenas se deu em março de 2007, com a lei 11464/07, que alterou art. 2º da referida lei. Agora para se saber o período de pena a ser cumprido para conferir o direito de progressão de regime ao Paulo, há de se observar o entendimento do STF à época, bem como a súmula 471 do STJ ("Os condenados por crimes hediondos ou assemelhados cometidos antes da vigência da Lei n. 11.464/2007 sujeitam-se ao disposto no artigo 112 da Lei 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) - LEP - para a progressão de regime prisional”).
Resumidamente, a partir de 2005, o STF mudou seu entendimento acerca da constitucionalidade do artigo em questão (art. 2º da lei 8072/90 - redação original), sobretudo após o julgamento do HC 82.959-7.
A questão é... mesmo a corte suprema considerando a progressão de regime para crimes hediondos, não havia um dispositivo a qual recorrer com o intuito de se estipular o período pena pelo qual o condenado tivesse que cumprir para fazer jus à progressão, por analogia (in bonan partem), aplicou-se o mesmo período do disposto no artigo 112 da LEP. Portanto, Paulo teria cumprir 1/6 da pena para obter a progressão de regime.
A questão, foi originalmente formulada, afim de que o questionado respondesse se Paulo (na época em que a questão foi formulada) faria jus ao benefício ou não. Se levassem em consideração 2/5, mesmo descontando a detração, Paulo não teria direito à progressão. Sendo então, a resposta correta, a afirmativa de que ja teria direito
Acho que ficaria assim:
10 anos = 120 meses
120:6 = 20 = 1 ano e 8 meses - detração = período a ser cumprido para obtenção do direito a progressão
DIANTE DISSO FICA EVIDENTE QUE, QUANDO ESTAMOS FALANDO DE MATÉRIA PENAL, É DE GRANDE IMPORTÂNCIA AFERIR A DATA DOS FATOS.
Agradeço pela resposta Tatiane!
:)
...e já que o ano ta acabando, nada de bons estudos! Mas sim... BOA FÉRIAS!!! =D
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Compartilhar