Buscar

Local onde a ativação simpática provoca vasodilatacao?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Os brônquios são dilatados pela estimulação simpática, sendo chamado broncodilataçao.

1
Dislike0
User badge image

Prof Rodrigo Caixeta

A ativação simpática é resultante da ação de neurotransmissores adrenérgicos (adrenalina/epinefrina e noradrenalina/norepinefrina) liberados por fibras localizadas na região torácica e lombar. Esses sinalizadores agem em receptores alfa e beta. Para a vasodilatação, beta 2 é o receptor que relaxa a musculatura lisa.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sistema nervoso simpático ativa o que é frequentemente chamado de resposta de luta ou fuga. Como outras partes do sistema nervoso, o sistema nervoso simpático opera através de uma série de neurônios interconectados. Os neurônios simpáticos são freqüentemente considerados parte do sistema nervoso periférico (SNP), embora existam muitos que estão dentro do sistema nervoso central (SNC).


Os neurônios simpáticos da medula espinhal (que faz parte do SNC) comunicam-se com os neurônios simpáticos periféricos por meio de uma série de gânglios simpáticos. Dentro dos gânglios, os neurônios simpáticos da medula espinhal juntam neurônios simpáticos periféricos através de sinapses químicas.


Os neurônios simpáticos da medula espinhal são, portanto, chamados de neurônios pré-sinápticos (ou pré-ganglionares), enquanto os neurônios simpáticos periféricos são chamados de neurônios pós-sinápticos (ou pós-ganglionares). Nas sinapses dos gânglios simpáticos, os neurônios pré-ganglionares simpáticos liberam acetilcolina, um mensageiro químico que liga e ativa os receptores nicotínicos de acetilcolina nos neurônios pós-ganglionares. Sendo assim,a vasodilatação ocorre nos brônquios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais