Buscar

Modelagem de Dados

Qual é o conceito de Modelagem Física e Dicionário de Dados, quais as suas funções para analistas de sistemas?

💡 6 Respostas

User badge image

Cicero Azevedo Viganon

A modelagem de dados possui diversos objetivos para identificar diversos tipos de camadas de um projeto. A física seria um nível mais baixo de abstração, descrevendo o modo como os dados são salvos e armazenados, seria um fluxo mais técnico abordando métodos relacionados com banco de dados.
Dicionário de dados é uma coleção de informações que servem para definir e representar de forma consistente o que você está implementando na sua modelagem, um exemplo: Uma legenda para campos que precisem aceitar caracteres especiais como telefone "() -" .
Espero ter ajudado, forte abraço!

1
Dislike1
User badge image

Nimai Marchiori

Ai, segue um material mt bom sobre banco de dados!
Bem completo e q me ajudou bastante, ainda mais por ser d facil aprendizado! :)

https://www.passeidireto.com/arquivo/5343606/banco-de-dados

0
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Algoritmo e Estrutura de Dados.


A modelagem de dados é levado em consideração diferentes tipos de modelagem, a modelagem física leva em consideração limites impostos pelo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de dados) e pelos requisitos não funcionais dos programas que acessam os dados. Cuja as características são: Elaborado a partir do modelo lógico; pode variar segundo o SGBD; pode ter tabelas físicas (log, lider, etc.) e pode ter colunas físicas (replicação).

Já um dicionário de dados é um documento de texto ou planilha que centraliza informações sobre o conjunto de dados (dataset) sob análise dos cientistas de dados. Seu propósito é melhorar a comunicação entre todos os envolvidos no projeto de Data Analytics.


Portanto, um dicionário de dados é um repositório centralizado com informações sobre os dados, tais como: significado, relacionamentos, origem, uso e formatos. Já a modelagem de daods física é modelagem física leva em consideração os limites funcionais e impostos pelo gerenciador do banco de dados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais