Buscar

O que seria ''dilema brasileiro'' segundo Roberto Da Matta ?

Observando a peculariedade e originalidade da sociedade brasileira.

💡 4 Respostas

User badge image

Inglês com Carol Rezende

O dilema do brasileiro encontra-se na figura estereotipada da identidade nacional, de um lado o indivíduo como sujeito das leis universais e igualitárias que buscam um modelo moderno de sociedade e, de outro, a pessoa, sujeito das relações sociais que orienta as dimensões de um sistema hierarquizado, vivendo em uma dificuldade de se distinguir o que é de fato público e o que é da esfera privada. É nesse espaço , por vezes, indiferenciado do geral ao particular, que se desenvolve a figura do malandro, eternizado pela literatura, pela música, pelo cinema e ,  do jeitinho brasileiro, que transita entre o que pode e o que não pode, tentando achar as brechas na lei que tragam benefícios sem grandes esforços. Esse dilema configura uma inversão de valores e regras, ordem e desordem, espaço público e privado.

2
Dislike0
User badge image

Tatiane Nascimento

Olá Eliza, tudo bem? 

Para responder sua pergunta, usarei um trecho de Pokulat:

"Um importante aspecto levantado pelo antropólogo brasileiro Roberto DaMatta é que o brasileiro vive um dilema constituído pela oscilação entre duas unidades sociais distintas: o indivíduo – o sujeito das leis universais e igualitárias que modernizam a sociedadee a pessoao sujeito das relações sociais que conduzem as dimensões hierarquizadas do sistema. Confuso entre essas duas unidades, o brasileiro não sabe como proceder ante as regras criadas para todos os indivíduos representadas pela Rua - o espaço público - pois fora criado na Casa – o espaço privado, o espaço da satisfação e das vontades da pessoa. Como o brasileiro tem dificuldade em saber se é indivíduo ou pessoa, quando é indivíduo ou pessoa, surge um espaço nebuloso, o qual se torna propício para o desenvolvimento do jeito malandro de ser. Talvez seja difícil para nós brasileiros que vivemos esse dilema entendê-lo [...]".

Bons estudos! :)

1
Dislike1
User badge image

Eliza Pedrosa

Obrigada Tatiane,ajudou demais :)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais