Buscar

A psicanalise ainda tem lugar no dia de hoje?

💡 5 Respostas

User badge image

Bruno Borges

Hoje em dia só não tem lugar para quem não se dedica à sua linha teórica.
1
Dislike0
User badge image

Guilherme Lima

Boa tarde! Para compreender a contextualização e o estabelecimento da atual linha teórica nos dias atuais, é fundamental compreender as premissas intrínsecas à Psicanálise. Diferente de outras abordagens teórico-práticas, como a TCC (Teoria cognitivo-comportamental) e a neuropsicologia, por exemplo, a Psicanálise parte do pressuposto ortodoxo, isto é, suas premissas são atemporais e imutáveis, em que todos os conceitos desenvolvidos por Freud em meados do Séc XIX e início do Séc XX, como o inconsciente, a estrutura (INCONSCIENTE) e a dinâmica da psique humana (ID, EGO E SUPEREGO), assim como seu método de análise (Método de associação livre) continuam os mesmos desde seu surgimento. Entretanto, nota-se que tais conceitos sofrem desenvolvimentos pelos seguidores da abordagem, como Lacan, Winnicott, Melanie Klein, e vários outros autores que deram procedência à Psicanálise, colaborando para seu desenvolvimento e descobertas em relação à psique humana. Diferente da Neuropsicologia, em que os estudos se desenvolvem constantemente, a Psicanálise trabalha com a mesma premissa, porém com métodos aperfeiçoados e conceitos desenvolvidos que se baseam nas premissas fundamentais. Portanto, pode-se dizer que a Psicanálise continua atuando intensamente nos dias de hoje, porém, com métodos elaborados para suprir às demandas atuais. A sua importância, entretanto, é enraízada pela ideologia do senso comum de que terapia é válida somente em casos extremos de loucura, não sendo de acesso e conhecimento da população de que muitas vezes, fortalecendo a saúde mental, consequentemente, fortalece também a saúde física. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A psicanálise é uma área clínica que tem como papel entender como a mente humana funciona, a partir de suas estruturas, visando tratar desvios de comportamentos de ordem psicológica.


Ela foi criada por Freud no século XIX com o objetivo de explicar os dados do inconsciente. Assim, os sentimentos mais escondidos do homem foram desvendados e tratados sem preconceitos.


Assim, pode-se dizer que a psicanálise tem espaço na atualidade pois é essencial para uma melhor qualidade de vida e bem estar dos seres humanos uma vez que, desvendando o que está escondido no inconsciente, o ser humano é capaz de entender suas ações e comportamentos e, a partir daí, buscar tratamentos para se sentir melhor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image