Buscar

Quais as diferentes vias de comunicação celular?

Compostos envolvidos, cascatas de comunicação celular, interação celular..

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

Tipos de sinais

Alguns tipos de comunicação célula a célula requerem que estas estejam em contato direto. Algumas células formam junções comunicantes que fazem a conexão entre os seus citoplasmas. No músculo cardíaco, estas junções permitem a propagação do potencial de acção a partir do pacemaker cardíaco até outras regiões do coração, fazendo com o órgão se contraia coordenadamente.

via de sinalização Notch é um exemplo de sinalização justácrina em que duas células adjacentes têm que ter contato físico para que se processe a comunicação. Este requerimento de contato direto permite um controle preciso da diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário. Na espécie Caenorhabditis elegans, duas células da gônada em desenvolvimento têm iguais hipóteses em terminar a sua diferenciação ou em se tornar numa célula precursora uterina que continuará a dividir-se. A escolha de qual das células continua a dividir-se é controlada por competição de sinais na superfície celular. Uma das células irá produzir maior quantidade de uma proteína da superfície celular que ativará os receptores Notch na célula adjacente. Isto irá ativar um sistema de feedback que reduz a expressão de receptores Notch na célula que se irá diferenciar e aumentá-los na superfície da célula que continuará como célula estaminal.[4]

Muitos sinais celulares são transportados por moléculas que são libertadas por uma célula e que depois se movem até entrarem em contato com outras células. Os sinaisendócrinos são denominados de hormonas. As hormonas são produzidas por células endócrinas e viajam pelo sangue para alcançar outras partes do corpo. A especificidade da sinalização é controlada se determinada célula puder responder a um sinal específico. A sinalização parácrina tem como alvo apenas as células que estão na vizinhança da célula emissora do sinal. Os neurotransmissores são um exemplo deste tipo de sinalização. Algumas moléculas podem funcionar simultaneamente como hormonas e neurotransmissores. Por exemplo, a epinefrina e a norepinefrina podem funcionar como hormonas quando libertadas pela glândula adrenal, sendo transportadas através da corrente sanguínea até ao coração. A norepinefrina pode também ser produzida pelos neurónios, funcionando como neurotransmissores no cérebro.[5] O estrogénio pode ser libertado pelo ovário e funcionar como hormona ou actuar localmente via sinalização autócrina ou parácrina..[6]

fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sinaliza%C3%A7%C3%A3o_celular

 

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

continuaçao da resposta anterior:

O mecanismo de comunicação celular

Bloco E. Fonte: Biologia molecular da célula. Bruce et al. 5 Edição. Este resumo não substitui a leitura completa do livro.


MAPA TEÓRICO
·       A molécula-sinal extracelular (MSE)o   As MSE se ligam a receptores específicos.o   As MSE podem agir a pequenas ou a grandes distânciaso   Cada célula está programada para responder a combinações específicas de moléculas-sinais extracelulareso   Diferentes tipos celulares respondem a diferentemente à mesma MSEo   Morfógenoo   Que ativam receptores intracelulares ( NO e esteróides)o   As células podem usar múltiplos mecanismos para responder abruptamente a um aumento gradual na concentração de um MSE.o   As células podem ajustar sua sensibilidade ao sinal·       Os receptoreso    intracelular: receptores nucleares são proteínas reguladoras gênicas moduladas por ligaçãoo   Extracelular: Os receptores associados a: canais iônicos, proteína G e enzimas·       As vias: Proteínas de sinalização intracelular (PSI)o   A maioria dos receptores de superfície celular ativados transmite sinais por meio de pequenas moléculas e de uma rede de PSIo   Muitas PSI atuam como comutadores moleculares que são ativados por fosforilação ou ligação ao GTPo   Complexo de sinalização intracelular: conjunto de PSI, aumenta a velocidade, eficiência e especificidade da resposta.o   Os domínios de ligação modulares: a interação com os PSI, As redes de sinalização intracelular: o circuito de retroalimentação
Vale ressaltar que, tanto o MSE, quanto receptores e vias trabalham em conjunto em uma célula, a divisão é apenas teórica para facilitar o entendimento do conteúdo.
1 - A MOLÉCULA-SINAL EXTRACELULAR
Parte I  
A comunicação célula-célula ocorre através da emissão e recepção de sinais moleculares que são recebidos por proteínas receptoras. Essas proteínas podem está localizadas na superfície extracelular ou intracelular aos quais as MSE se ligam. Esta ligação ativa o receptor da célula alvo e por conseguinte uma ou mais vias intracelulares mediadas por uma séria de Proteínas Sinalizadoras Intracelulares (PSI). Os PSI podem está associados formando complexos de sinalização como também unidos a domínios de ligações modulares. Finalmente, uma ou mais proteínas alteram a atividade de proteínas efetoras, alterando, assim, o comportamento da célula. Dependendo do sinal, do estado e da natureza da célula receptora, estes efetores podem ser, entre outros, proteínas reguladoras de genes, canais iônicos, componentes de ma via metabólica, ou partes do citoesqueleto (figura).
Palavras chaves: Moléculas-sinais, receptores, células-alvo, proteínas sinalizadoras intracelular e efetoras.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

continuaçao da resposta anterior:

Parte II                                                                                                         

 Existem diferentes tipos de molécula-sinal extracelular (MSE),formadas por proteínas, aminoácidos, nucleotídeos, esteroides, retinóis, derivados de ácido graxo, gases dissolvidos e principalmente pequenos peptídeos. Os sinais extracelulares tanto podem ser hidrofílicos quanto hidrofóbicas. Os hidrofílicos são incapazes de atravessar a Membrana da célula-alvo; logo se ligam a receptores de superfície, que por sua vez geram sinais no interior desta célula, os hidrofóbicas ou suficientemente pequenos conseguem difundir pela membrana e se ligarem a receptores intracelular na célula-alvo – no citosol ou núcleo. Uma vez no interior da célula, elas regulam diretamente a atividade de proteínas intracelulares específicas. Um importante exemplo é o óxido nítrico, que nos mamíferos, das muitas funções que exerce, relaxa a musculatura lisa dos vasos sanguíneos, outro exemplo citado pelo autor são os hormônios esteroides (testosterona), tireoides, gênicos, vitamina D e retinóis que se ligam a proteínas receptores intracelulares e alteram a capacidade de controlar a transcrição de genes específicos, sendo assim, reguladoras gênicas. Valem lembrar que, existem, também, reguladores gênicos produzidos por sinais oriundos de receptores da superfície da membrana através das proteínas de sinalização intracelular que ativam proteínas efetoras.


ex cortiso, estradiol. testosterona, tiroxina.

 

Os sinais  podem manter-se ligados ao receptores de forma permanente (mecanismo de memória celular) ou parcialmente, sendo estes removidos do receptor. A remoção dependerá, dentre outros fatores,  da velocidade de destruição ou reposição das moléculas afetadas por ela. Os MSEs podem ser liberadas por exocitose a partir das células sinalizadoras no espaço extracelular, difusão ou exposição na superfície externa da célula.As MSE, liberadas podem agir a pequena ou grande distância ( longa ou curta). Essa ação dependerá do tipo de célula sinalizadora (contato,parácrina, sináptica ou endócrina) que produz o sinal para a célula-alvo. A célula-alvo pode está em contado, próximo ou a longas distâncias. A sinalização por contato  requer que as células estejam em contato direto; membrana-membrana. Geralmente, esse tipo de sinalização,ocorre no desenvolvimento embrionário e respostas imunes. Já a sinalização a distância acontece quando as MSE são secretados para o fluido extracelular.
§  Célula de sinalização parácrina: os sinais atuam localmente sobre células alvo próximas.  Aqui as células sinalizadoras e alvo podem ser iguais ( câncer) ou diferentes. Para que os MSE ajam localmente, estes devem interagir com a matriz extracelular que diminui seu pontecial de difusão restringindo seu alcance.·       Célula  de sinalização sináptica: desenvolveram ramificações (axônios), a fim de entrar em contato com a célula-alvo distante por intemédio dos neurotransmissores.·       Célula  de sinalização endócrina: Suas MSE são os hormônios que são secretados na corrente sanguínea agindo em logas distâncias. 

.

 

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais