Buscar

O que é Neoconstitucionalismo?

💡 6 Respostas

User badge image

Windson Barbosa

Eh o constitucionalismo contemporâneo. Veio depois da segunda guerra mundial, com novos fundamentos e ideais, baseados principalmente na Dignidade da pessoa humana. Surgem, então, a terceira geração dos Direitos Fundamentais ou Direitos Difusos. Um exemplo de Constituição desse período eh a CF de 1988 Enfim, a ideia básica eh essa.
1
Dislike0
User badge image

Beatriz Costa

neoconstitucionalismo visa refundar o direito constitucional com base em novas premissas como a difusão e o desenvolvimento da teoria dos direitos fundamentais e a força normativa da constituição, objetivando a transformação de um estado legal em estado constitucional.

http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1764534/o-que-se-entende-por-neoconstitucionalismo-leandro-vilela-brabilla

 

0
Dislike0
User badge image

Bruno Cesar Alves Feitosa

O neoconstitucionalismo surgiu logo após a 2 Guerra Mundial e veio para atribuir maior força normativa à constituição, principalmente no que se refere aos princípios implícitos e explícitos, além de conferir maior ativismo ao Poder Judiciário que possui o dever de cobrar do Estado a aplicação das normas constitucionais. Grande obra do Autor Konhad Hesse denominada "Força Normativa da Constituição."
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais