Buscar

O que é tumefação turva e degeneração hidrópica? E degeneração gordurosa? Como ficam os tecidos (ao microscópio ou o órgão) quando elas ocorrem?

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Batista

A tumefação turva trata-se de uma alteração degenerativa que atinge células parenquimatosas, principalmente do fígado, rins e coração, caracterizadas pelo acúmulo de água no interior da célula. Os órgãos atingidos iram apresentar um aumento no seu volume, palidez (decorrente da compressão dos capilares) e tumefação. Infecções agudas graves (septicemia, pneumonia), tóxicos exógenos (bicloreto de mercúrio) ou endógenos (icterícia, uremia), carência de O2 e fome grave são algumas das causas que levam a tal alteração. Pode ser reversível se a causa for combatida e também se não houverem ocorrido alterações profundas da célula, no contrário pode levar a morte da célula.

 

Degeneração Hidrópica: É o acúmulo de água no meio intracelular (hiper-hidratação celular), consequência de desequilíbrio no controle do gradiente osmótico no nível da membrana citoplasmática e nos mecanismos de absorção, eliminação de água e eletrólitos celulares.
Com o desequilíbrio iônico entre sódio e potássio o sódio fica retido intracelularmente, provocando a rápida entrada de água na célula e a retenção de potássio extracelularmente.
No aspecto microscópico observa-se as células aumentadas de volume, o núcleo deslocado para a periferia, resultado do acúmulo de água. Já no aspecto macroscópico, observa-se, perda da elasticidade do tecido, um brilho característico, aumento no volume tecidual.
Suas possíveis causas se dá pela:

 

  1. hipóxia
  2. infecções bacterianas e virais
  3. hipertermia
  4. intoxicações endógenas e exógenas

 

Degeneração Gordurosa (Esteatose): É a deposição de gorduras neutras no citoplasma de células que normalmente não as armazenam. A lesão é comum no fígado, epitélio tubular renal e miocárdio, mas pode ser observada também nos músculos esqueléticos e pâncreas. Muitas são as agressões capazes de produzir esteatose. A lesão aparece todas as vezes que um agente interfere no metabolismo dos ácidos graxos da célula, aumentando sua síntese ou dificultando sua utilização, transporte ou excreção. A esteatose é causada por agentes tóxicos, hipóxia, alterações na dieta e distúrbios normais de origem genética.

1
Dislike0
User badge image

Rosa Matos

- Quais os padrões celulares da lesão reversível?

Tumefação/degeneração hidrópica

Degeneração gordurosa

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais