Buscar

FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL - simulado #artesvisuais 100pts

Fundamentos da Linguagem Visual

Questão 1/2

Leia o trecho de texto a seguir:

“O estudo das formas conduz a formas ou a corpos mais complexos que resultam da acumulação de duas ou mais formas iguais. A simetria estuda a maneira de acumular essas formas e, portanto, a relação da forma básica, repetida, com a forma global obtida pela acumulação”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MUNARI, B. Design e comunicação visual. São Paulo: M. Fontes, 2001. p. 140. 

De acordo com o livro-base Fundamentos da linguagem visual, os princípios básicos para criação de formas complexas obtidas por acumulação são:

Corretas - A - 

Identidade, translação, rotação, dilatação, reflexão especular.

B

Repetição, rotação, translação, dilatação, simetria bilateral.

C

Reflexão especular, identidade, repetição, translação, rotação.

D

Dilatação, identidade, translação, reflexão especular, repetição.

E

Rotação, simetria bilateral, repetição, translação, identidade.

 

Questão 2/2

Considere a citação abaixo:

“A ambiguidade confunde a afirmação artística porque deixa o observador errando entre duas ou mais afirmações que não acrescentam nada a um todo. Como regra, o contraponto pictórico é hierárquico – isto é, ele estabelece uma força dominante contra uma subserviente. Cada relação é desequilibrada em si; juntas elas todas se equilibram na estrutura de toda a obra”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage Learning, 1991. p. 32. 

De acordo com o livro-base Fundamentos da linguagem visual, a hierarquia visual ou o contraponto pictórico a que se refere Arnheim implica em:

A

elementos equilibradores da imagem que priorizam a leitura visual em função do ponto central da imagem.

B

imagem que se define em função de forças visuais que são ativadas durante a leitura visual, em que o olhar prioriza o ponto mais importante da imagem.

C

uma composição que apresenta pontos mais importantes que conduzem o olhar para o centro da imagem em busca do equilíbrio global.

D

equilíbrio compositivo que seleciona o ponto mais importante da imagem e exclui o ponto menos importante, já que o olhar lê a imagem de forma automática.

Correta -E-

uma composição visual que repousa em ponto e contraponto, pois a estrutura da obra contém muitos elementos equilibradores que conduzem o olhar pela imagem como um todo.

💡 5 Respostas

User badge image

acim acim

1 = A

2 = E

6
Dislike0
User badge image

LURDES FERRARI

oi Micheli não estou conseguindo falar contigo. As mensagens não estao indo...

 

1
Dislike0
User badge image

acim acim

ME ADD NO ZAP 987129506

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais